Conselhos e Órgãos Colegiados

Fórum do Idoso

O Fórum do Idoso tem como objetivo propor políticas e atividades de proteção e assistência aos idosos no Município, além de receber reivindicações e denúncias, atuando no sentido de resolvê-las. Também busca informar e orientar a população idosa acerca de seus direitos, bem como desenvolver campanhas educativas junto à sociedade.

O Fórum do Idoso de Pinheiros foi constituído em março de1996 e, após um período inativo, voltou à atividade em 2013. Alguns dos objetivos do Fórum são:

  • Dar oportunidade de acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o protagonismo dos idosos;
  • Possibilitar acessos a campanhas relacionadas a política do idoso e a experiências e manifestações artísticas e culturais, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
  • Propiciar vivências que valorizem experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia dos idosos.

A Coordenação do Fórum é composta por alguns voluntários, participantes ou não de organizações sociais que têm por objetivo o atendimento de idosos. Esse grupo se reúne uma vez por mês e tem a função de programar as reuniões plenárias, buscando temas para discussão, buscando palestrantes, incentivando a participação dos idosos da região.


Reuniões 

As reuniões plenárias acontecem na última quinta-feira de cada mês, das 9h às 12h.


Local: antes da pandemia as reuniões eram realizadas no auditório Chico Mendes, dessa Subprefeitura.

Porém, com a dificuldade de locomoção das pessoas idosas, os encontros têm acontecido de forma itinerante, ou seja, nas dependências de Organizações da Sociedade Civil que mantêm convênio com a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS. Duas delas tem Núcleos de Convivência de Idosos (NCI) e uma um Centro Dia para Idosos (CDI).


Sr. Ariovaldo Guello
Contato: aguello@terra.com.br