Parque Trianon, pulmão da Paulista

Um refúgio da natureza em plena agitação da Avenida

Mais conhecido como Parque Trianon, o Parque Tenente Siqueira Campos foi inaugurado no dia 03 de abril de 1892, teve seu surgimento no contexto do processo de urbanização da cidade de São Paulo daquela época. O parque acabou ganhando ares de um jardim inglês, apesar de sua exuberante vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica. O responsável pelo projeto paisagístico foi o francês Paul Villon e pelo inglês Barry Parker.

O nome Trianon veio do fato de naquele tempo existir no local onde hoje é o Museu de Arte de São Paulo – MASP um clube com o nome de Trianon.
Na correria do nosso dia-a-dia não prestamos atenção que no maior centro empresarial da América Latina que é a Avenida Paulista existe um parque com árvores como o cedro e o pau-ferro nativas da região, gigantescas espécies de árvores que atingem diâmetros de tronco superior a um metro, como a sapopemba, o jequitibá-branco e o jatobá. Há também o tapiá-guaçú, palmito, sapucaia, açoita-cavalo, bico-de-pato, chicha, pau-de-tucano e vinheiro. Há micro-habitats com espécie de insetos e aves, principalmente silvestres.

Parece loucura!!! Mas, é um dos poucos lugares dessa região da cidade que propicia condições para a reprodução de aves com rolinha, periquito, pica-pau, João-de-Barros, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, entre outras.

Os mamíferos que eram habitantes comuns da mata original, como caxinguelê (esquilos) são atrações para os freqüentadores do parque que possui uma infra-estrutura de playgrounds, aparelhos de ginástica , um viveiro de aves, fontes, chafariz, Trilha do Fauno com 11 estações. O destaque fica por conta do “Fauno”, escultura de Victor Brecheret e Aretusa, de Francisco Leopoldo Silva.

O parque tem uma área de 48.600 m2 e está localizado na Rua Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1.700 da Av. Paulista)
Tel: 3253-4973 / 3289-2160
Funciona diariamente das 6h às 18h.