Beco do Batman recebe obras de drenagem e melhorias no pavimento e calçadas

Intervenções são importantes para evitar o acúmulo de água no local e manter a via regular aos visitantes

O Beco do Batman, importante ponto turístico da cidade de São Paulo, recebe obras de drenagem e melhorias no pavimento e em calçadas. As ações, realizadas pela Subprefeitura Pinheiros, tiveram início no dia 22 de junho e são importantes para evitar o acúmulo de água e manter a via regular aos moradores do entorno e visitantes. É a primeira vez que o local recebe rampas acessíveis.

   

Com o intuito de solucionar o empoçamento de água no Beco do Batman, ocasionado por uma nascente de mina d’água, a subprefeitura implantou uma boca de lobo de 20 metros de ramal de galeria pluvial, com ligação à extremidade oposta da rua, e abriu uma vala para drenagem da água. Além disso, está em andamento a implantação de um ramal de galeria para canalizar a água da chuva que passa pelas calhas das residências. O ramal será ligado à boca de lobo recém construída.

Após a conclusão das obras de drenagem, o pavimento da área readequada será nivelado com os paralelepípedos originais. A reutilização do material é importante para facilitar o escoamento da água. As calçadas também receberam melhorias, com a retirada de obstáculos, reforma em alguns pontos danificados e construção de duas rampas de acessibilidade na entrada da rua Harmonia.

Para melhorar a vasão em dias de chuva e aumentar o espaço de passagem das pessoas, a contenção de acesso aos veículos da entrada da rua Harmonia, que antes era feita por malotões, foi substituída por pilaretes de madeira.

Equipes de zeladoria estão no local realizando a varrição, pinturas antipichação em muretas, coleta de lixo e conservação dos dois jardins de chuva existentes no Beco do Batman. Essa modalidade de área verde é uma das ações da Prefeitura de São Paulo para ampliar a drenagem da cidade com a permeabilização do solo e, consequentemente, reduzir os pontos de alagamentos.


   

Todas as intervenções são realizadas por duas equipes já contratadas para os trabalhos da subprefeitura, sem necessidade de contratações excepcionais. A previsão é de que os serviços sejam concluídos nesta quinta-feira (8).


 

Créditos das imagens: Alline Tolezano / Subprefeitura Pinheiros