Subprefeitura Pinheiros intensifica fiscalização a bares e restaurantes após reabertura

Decreto estipula fechamento desses estabelecimentos até às 17h

A Subprefeitura Pinheiros realizou hoje (13) o fechamento de três estabelecimentos que desrespeitavam o Plano São Paulo, do Governo do Estado, de reabertura de bares e restaurantes. Uma lanchonete foi autuada por falta de alvará de funcionamento e outras duas lanchonetes por passar do limite de horário de atendimento permitido, às 17h.

Foto Alline Tolezano / Subprefeitura Pinheiros

Também intensificamos a fiscalização a bares e restaurantes que retomaram as atividades presenciais,neste fim de semana. A operação foi um sucesso. No sábado (11) e domingo (12) as ruas da Vila Madalena, reduto dos bares, já estavam completamente vazias, e com equipe de limpeza no local, às 17h30. 

É obrigação dos estabelecimentos:

- Aferir a temperatura corporal na entrada
- Disponibilizar álcool em gel
- Promover o distanciamento de no mínimo 1,5m entre mesas
- Equipar os garçons com luvas e máscaras
- Ocupar somente atá 40% de sua capacidade e apenas em área interna
- Proibir o consumo nas calçadas
- Encerrar as atividades às 17h

De modo geral, o objetivo das ações não é multar, mas orientar os proprietários afim de evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do coronavírus, e proteger a população, conforme as normas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os locais que descumprem o exposto nos decretos estão sujeitos a interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento ou TPU / Autorização Temporária.

As operações contam com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Polícia Militar (PM). O valor da multa é de R$ 9.380,00 para cada um dos estabelecimentos.