Subprefeitura Pinheiros trabalha em obra emergencial na Praça Amundsen

Prefeitura pretende finalizar a contenção antes do prazo máximo de 180 dias

A Subprefeitura Pinheiros iniciou, na segunda quinzena de março, uma obra emergencial na Praça Amundsen, onde houve uma movimentação de talude, entre a Rua Pau Brasil e a praça.

Na ocasião, a Defesa Civil da Subprefeitura esteve no local, verificou a gravidade, e depois voltou com a equipe de obras da regional e a Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS), da Secretaria das Subprefeituras, para vistoria em conjunto. Detectado o perigo, foi autorizado, em Diário Oficial, o início de obra emergencial no local.

“Houve uma movimentação na matriz do solo e, assim que constatado, iniciamos o serviço imediatamente. Estamos estabilizando para que a rua não venha abaixo causando deslize em cima da praça”, explica o Subprefeito de Pinheiros, Acacio Miranda.

Foto: Alline Tolezano / Subprefeitura Pinheiros

A parte de projeto, topografia e soldagem já foi 100% concluída. Terraplanagem e limpeza da área estão praticamente finalizadas. É importante ressaltar que em nenhum momento nenhuma vegetação sofreu danos. Foram removidas apenas as árvores mortas, já caídas. Os exemplares que estavam com as raízes expostas foram cobertos para ganharem sobrevida, pois um dos motivos que leva a sua morte é quando a raiz cresce para fora da terra.

Quanto à execução da obra, chumbadores (grampos que seguram a contenção) já estão 60% concluídos. Para facilitar o entendimento, a rua está sendo grampeada em 12 metros de sua extensão. Esses grampos são diversos furos (aproximadamente 400) com ferros que vão do muro de contenção até o outro lado da via, por baixo da terra, para poder calçar o solo e essa contenção não ceder futuramente. Um trabalho bem rigoroso. Também já estamos trabalhando no concreto projetado em toda extensão do muro.

Foto: Alline Tolezano / Subprefeitura Pinheiros

O acabamento terá o asfalto refeito na Rua Pau Brasil, com a calçada recuperada e o guarda-corpo reinstalado. Por Lei, a obra de contrato emergencial deve ser finalizada em até 180 dias. Entretanto, todos os esforços estão sendo feitos para que seja entregue até 10 de julho, antes do prazo final.