Subprefeitura realiza reparo emergencial na Rua dos Pinheiros

Erosão no pavimento foi identificada através de vistoria feita pelo subprefeito da região

A Prefeitura de São Paulo, por meio por meio da Subprefeitura Pinheiros, realizou, nesta semana, o reparo no ramal de galeria de águas pluviais localizado na Rua dos Pinheiros.

Durante uma vistoria pelas ruas que abrangem a região da subprefeitura, o Subprefeito, Acacio Miranda, encontrou uma pequena abertura no pavimento e solicitou o reparo imediato à área responsável.

No momento em que a equipe de obras realizou a análise, identificou-se uma erosão causada por desencacho do anel que fazia junção ao tubo no ramal de galeria de águas pluviais, provavelmente proveniente de desgaste natural através de assoreamento.

Foto: Arquivo/Subprefeitura Pinheiros

“O pavimento estava oco por dentro. Com o tempo de exposição ao sol e peso dos veículos passando, se a obra não fosse feita com agilidade poderia provocar um solapamento de grande proporção”, comenta o subprefeito.

Segundo a área técnica, o trabalho deve ser feito de forma minuciosa. A primeira providência é se certificar que não há intervenções de outras concessionárias (água, gás, telefone ou esgoto) no local para não causar danos no momento da escavação. Após constatações, e já na fase das intervenções, é feito um recorte do asfalto com martelete para entrar com a retroescavadeira e fazer a escavação mecânica e manual. Nesta fase o ramal de galeria foi localizado e já realizado o envelopamento do anel do tubo, em seu interior e exterior, com tabatinga, material feito de cimento e barro.

Depois do envelopamento foi colocado a fresa, fazendo a compactação até ficar quase no nível do solo, para liberar o tráfego do veículo. A última fase é a colocação da capa asfáltica que será concluída até o fim desta semana.