Mutirão nos Bairros em Perus/Anhanguera realiza mais de cinco mil atendimentos

Praça do Samba e vias do entorno receberam ações de zeladoria e saúde, além de encaminhamentos para vagas de trabalho

 A Prefeitura de São Paulo realizou mais de cinco mil atendimentos neste sábado (27), em Perus/Anhanguera, Zona Noroeste da capital, durante  programa Mutirão nos Bairros. Os serviços ofertados pelas secretarias municipais foram concentradas na Praça João Vigário de Lima, a Praça do Smba de Perus que fica a rua Mogeiro, s/n. 

Durante a ação foram executadas no local atividades de capinação, varrição e remoção de propaganda irregular. A ação contou, ainda, com limpeza e pintura de postes e guias, limpeza mecanizada e reforma das bocas de lobo das ruas do entorno.

No dia do evento, ocorreu simultâneamente ao Mutirão nos Bairros, o Mutirão Grandes Corredores, que proporcionou às vias Av. Doutor Sylvio de Campos, Av. Comendador Fiorelli Peccicacco, Av. Raimundo Pereira de Magalhães e Estrada de Perus, ações de zeladoria como: corte de grama, poda de arvore, limpeza de boca de lobo, limpeza de galerias, varrição, pintura de guias, pintura de postes, remoção de placas e faixas, remoção e limpeza de entulho, manutenção de logradouros, tapa buraco, lavagem de vias.

O evento, Mutirão nos Bairros - Perus/Anahnguera, contou com atrações promovidas pela Subprefeitura como o grupo Circuito Ritmos que ofereceu aulas de zumba, participaram do evento, também, o grupo musical evangélico Missão Gospel e DJs locais.

A subprefeitura local, através da Supervisão de Cultura promoveu, também, ações comunitárias como corte de cabelo masculino, produção de grafites nos muros da Praça por artistas locais, brinquedos e atividades para as crianças, coordenadas pelo Centro de Apoio Comunitário Perus.

Durante o evento, a Supervisão de Esportes da Subprefeitura promoveu Oficinas de Esporte para o público infanto-juvenil que estava na Praça, que teve como opções para participar, os campeonatos de futebol, basquete e tênis.

 

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, promoveu vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, auriculoterapia (acupuntura na orelha), testagens rápidas de HIV e distribuição de preservativos, além de cuidados odontológicos (rastreamento para prevenção de câncer bucal, orientação de escovação e distribuição de kits de higiene).

As equipes de saúde também orientaram os munícipes com informações sobre doenças transmitidas por vetores (como o mosquito Aedes aegypti) e animais sinantrópicos (roedores, pombos e escorpiões, que ocupam o meio urbano), através de folhetos informativos e exposição dos animais. Além disso, foram feitas orientações farmacêuticas por meio de jogos.

 

Habitação

A Cohab-SP entregou contratos de habitação para 70 famílias e orientou munícipes.

 

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante esteve presente, com orientações e a realização de cadastramentos no CadÚnico.

 

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com o apoio e realização de cadastro do CATe levou 400 vagas de emprego ao evento. Também foram oferecidos serviços e orientações para empreendedores locais que desejam formalizar ou aprimorar seus negócios, através da ADESAMPA.

 

Direitos Humanos

A equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) orientou os munícipes e distribuiu materiais impressos sobre direitos, legislação e medidas contra o racismo e proteção para as mulheres vítimas de violência.

 

Cultura

Houve a distribuição de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura junto a Biblioteca Padre José de Anchieta que fica em Perus.

 

Sabesp

A população contou com bebedouros, disponibilizados pela Sabesp. Os profissionais da companhia atenderam o público na unidade móvel, onde foram emitidas segunda via de contas ou parcelamento das mesmas, mudança de titularidade e outros, além das orientações feitas.

 

Relatório Final

COHAB

70 Contratos entregues,

50 Orientações.

 

Secretaria de Cultura e Biblioteca Padre José de Anchieta

2200 Livros entregues.

 

Supervisão de Cultura

7 Grafites;

30 Cortes de cabelo (masculino);

350 Pessoas na aula de zumba;

700 Crianças em atividades infantis com o Centro de Apoio Comunitário de Perus.

 

Supervisão de Esportes

100 Pessoas;

50 Pessoas no futebol;

30 Pessoas no basquete;

20 Pessoas no Tênis.

 

Loga

30 Orientações sobre reciclgaem e reutilização de materiais.

 

Ecoss Ambiental

600 Orientações;

310 Mudas para plantio entregues;

20 Plantios de mudas na Praça.

 

SABESP

6 Parcelamentos de contas;

5 Reparcelamentos de contas;

4 Mudanças de Titularidade;

10 Segundas vias de contas;

28 Outros Serviços;

600 Copos de água entregues (Mata-Sede).

 

Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania

21 orientações.

 

Assistência Social

30 Cadastros no CadÚnico.

 

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

46 Orientações.

 

Trabalho

ADESAMPA - 8 Orientações sobre o MEI (Microempreendedor Individual),

CATe - 392 atendimentos. 84 excedentes direcionados ao CATe da Sub Perus/Anhanguera.

 

Secretaria Municpal da Saúde

560 vacinas contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola;

105 Aferições de pressão arterial;

95 Medições de glicemia capilar;

102 Testagens rápidas de DSTs (HIV, Sífilis e Hepatite B e C);

50 Orientações farmacêuticas;

487 Kits de higiêne bucal entregues + 100 escovas de dente;

591 Orientações odontológicas;

88 Avaliações de prevenção de Câncer bucal;

92 Aplicações de auriculoterapia (acupuntura na orelha);

283 Orientações sobre vigilância sanitária e doenças.