City Câmera: Ação integrada e tecnologia de ponta por uma São Paulo mais segura

Projeto para reforço na segurança chega em Perus/Anhanguera

City Câmera: Ação integrada e tecnologia de ponta por uma São Paulo mais segura

Os desafios da gestão de uma cidade segura passam pela implementação de tecnologias que permitam que com muito menos recursos humanos e materiais seja possível agir de forma mais proativa no combate à criminalidade.

O Projeto City Câmeras é uma iniciativa que tem como objetivo alcançar 10 mil câmeras instaladas em São Paulo nos próximos quatro anos, visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população. O programa será uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir à situações de emergência, ocorrências e manutenção do espaço público.

O modelo operacional do sistema terá a integração das imagens que serão transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil) por um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.

O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais, que já se encontram distribuídas por São Paulo.

 

 

O Projeto City Câmeras é um programa público, de iniciativa exclusiva da Prefeitura Municipal de São Paulo, que visa constituir uma ampla rede de videomonitoramento por meio de câmeras públicas e privadas instaladas pela cidade, cujas imagens estão concentradas em uma plataforma única concedida por particular ao Poder Público, a título de doação, devidamente formalizada por meio do processo eletrônico SEI nº. 6013.2017/0000849-5. Não há por parte da Prefeitura qualquer relação de contrapartida ou cooperação com as empresas doadoras de plataformas, câmeras ou qualquer outro item relacionado ao projeto.