Prefeitura Regional emite cartão do idoso para estacionamento

O cartão pode ser usado em vias, logradouros públicos e estacionamentos privados de uso coletivo.

Se você é condutor ou passageiro de um veículo e tem idade igual ou superior a 60 anos, já tem direito ao cartão do idoso, que autoriza o estacionamento nas vagas especiais devidamente sinalizadas com a inscrição: “idoso”. A Prefeitura Regional de Perus está emitindo o cartão desde o dia 19 de fevereiro e pode ser feito na Praça de Atendimento, das 9h às 16h.

A solicitação do primeiro cartão é feita através do site da Prefeitura de São Paulo. Após isso, o requerente deverá agendar um dia – de sua preferência – para comparecer com a cópia dos documentos necessários na Prefeitura Regional. Se preferir, o requerimento impresso e assinado juntamente com cópia dos documentos poderá ser encaminhado via correio para a Caixa Postal 11400 – CEP 05422-970.

Para acompanhar o andamento da sua solicitação é só acessar o site do Sistema Unificado de Autorizações Especiais – SUAE e ver o status do seu pedido na guia à direita. Quando a solicitação for deferida, é só aguardar o recebimento do cartão pelo correio.

Na Praça de Atendimento da Prefeitura Regional Perus também é feita a renovação (em caso de vencimento); e a segunda via (em caso de roubo, perda ou dano). Para solicitar a 2ª via, o requerente deverá trazer o boletim de ocorrência juntamente com a cópia do RG. Em caso de renovação, os documentos são os mesmos utilizados para a solicitação da 1ª via.

O cartão tem validade de até cinco anos e pode ser usado em todo o território nacional nos locais que reservem vagas específicas para pessoas idosas. Porém, para saber os locais que emitem o cartão é preciso procurar um DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) mais próximo. Em São Paulo, você pode enviar um e-mail para dsvaeidoso@prefeitura.sp.gov.br ou através do telefone: (11) 3030-2422.


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