Gestão com planejamento

Serviços de zeladoria se multiplicam em todo o bairro

A Prefeitura Regional adotou um sistema de gestão com planejamento que vem fazendo a diferença nos Distritos de Perus e Anhanguera. Levando-se em consideração as particularidades de cada vila, as equipes de zeladoria são direcionadas para os serviços com um foco maior nas demandas. Outra peculiaridade, é a divulgação antecipada, no site e no facebook da Regional, dos locais e serviços que serão prestados no decorrer da semana. Com isso, a população pode acompanhar os trabalhos, dar sugestões e informar caso não tenha sido cumprida a escala programada.

Com o objetivo de minimizar os impactos provocados no período das chuvas, foi montado um trabalho preventivo de desassoreamento dos córregos, programado até o final do ano, conforme mostrado no quadro acima. Alem disso, a Prefeitura Regional vem mantendo um diálogo constante com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, atuando como interlocutora, pedindo andamento no processo de criação do Parque Linear, demanda de extrema importância para acabar com os problemas de enchente no Ribeirão Perus.

Enquanto isso, os trabalhos prosseguem dia e noite. Dentre as ações que são executadas todos os dias e obedecem as programações semanais, além do desassoreamento dos córregos, a população poderá acompanhar as atividades de lavagem mecanizada de calçadões, vielas e escadões; limpeza de áreas internas e externas de núcleos habitacionais de difícil acesso; coleta manual e transporte de materiais diversos e de entulho; coleta e transporte de objetos volumosos; capinação e roçada do leito das ruas; raspagem de terra e areia nas sarjetas de vias públicas e pintura de meio fio.

Somente de janeiro até agora, já foi realizada a limpeza mecanizada de córregos equivalente a uma extensão de mais de três mil metros lineares, onde foram retirados mais de 17 toneladas de detritos dos leitos. Quanto à limpeza manual, no mesmo período, foram realizados serviços em 18 mil metros lineares de margens.
 

Cesar Gonçalves