Subprefeitura Perus inaugura Sala de Mediação de Conflitos

O trabalho busca instituir uma cultura de paz, possibilitando que as pessoas possam, através do diálogo, chegar a um consenso

Desde o dia 08 de julho, a Subprefeitura Perus passou a sediar mais um espaço de extrema importância para a população local. Foi inaugurada, com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana, dentre outras autoridades, a Sala de Mediação de Conflitos.

Trata-se de uma sala montada especialmente para buscar instituir uma cultura de paz, possibilitando que as pessoas possam, através do diálogo, chegar a um consenso em determinados desentendimentos cotidianos, tais como: perturbação de sossego, brigas de vizinhos, queixas de barulhos, intolerâncias, entre outros tipos de conflitos. Vale ressaltar que fatos considerados como crimes, não comportam mediação.

O serviço é gratuito e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h. Os padrões de atendimento e procedimento são unificados em todas as Casas de Mediação e as audiências dispensam a presença de um advogado.

Os GCMs que atuam como mediadores receberam um curso de capacitação, com carga horária de 100 horas das quais 20 horas são direcionadas a assuntos relacionados aos Direitos Humanos, ministrado pelo Centro de Formação em Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e UMAPAZ.

Além do curso preparatório, o guarda civil inicia a sua preparação como mediador já contando com uma carga de 640 horas de formação como GCM e uma média de experiência de 10 anos de profissão. As salas onde ocorrem as audiências são adaptadas para que as pessoas se sintam confortáveis e tenham a privacidade assegurada.

O objetivo é diminuir o número de encaminhamentos às Delegacias, Prontos-Socorros, Tribunais e a outros serviços públicos, contribuindo para que esses órgãos se concentrem em problemas prioritários.

Até o momento, no distrito de Perus, esse serviço estava sendo desenvolvido exclusivamente na Inspetoria Regional da Guarda Civil Metropolitana.


Cesar Gonçalves