Perus participou do Dia D no combate ao aedes aegypti

A inciativa atendeu a convocação do Governo Federal para adesão à mobilização nacional

No sábado (13/02), representantes da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e soldados do Exército, participaram do “Dia Nacional de Mobilização para o Enfrentamento do Aedes aegypti”. O trabalho de orientação e esclarecimentos de dúvidas à população ficou centralizado no CEU Perus, onde foram distribuídos materiais explicativos e disponibilizadas diversas atividades educativas e de promoção à saúde com foco na conscientização da população em relação ao controle dos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

Os participantes também puderam ver o mosquito transmissor da doença em suas várias fases, além de outras pragas em uma exposição de animais sinantrópicos. A programação contou com atividades envolvendo temas como a dengue e questões ambientais, uma realização do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS).

O evento teve início por volta das 9h e se estendeu até à tarde. Simultaneamente, soldados do Exército estiveram em pontos estratégicos do bairro distribuindo panfletos explicativos e dando orientações à população para ajudar a eliminar os focos do mosquito.

A orientação principal é para que as pessoas limpem calhas, retirem entulhos e lixo, removam recipientes com água parada e usem medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.


Cesar Gonçalves