Prefeito empossa Conselheiros Participativos Municipais

Neste segundo biênio 2016-2017, o colegiado terá a participação de no mínimo 50% de mulheres em sua composição

Na manhã do dia 25 de janeiro, uma cerimônia realizada no Anhembi marcou a posse dos 1.113 eleitos para o segundo mandato do Conselho Participativo Municipal, no biênio 2016-2017. O colegiado é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura como instância de representação popular de cada uma das 32 subprefeituras da cidade.

Para o prefeito, há uma grande expectativa em relação ao Conselho Participativo, sobretudo neste momento em que o executivo enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a eleição direta dos subprefeitos da cidade. Ele afirmou que será de fundamental importância que os conselheiros levem esse tema para debate junto às comunidades de seus bairros.

Os novos conselheiros foram escolhidos em 6 de dezembro de 2015, em um pleito que contou com a participação de 42 mil eleitores paulistanos. Com mandato de dois anos, os conselheiros eleitos terão a missão de fiscalizar e acompanhar as ações e gastos públicos de cada subprefeitura e das secretarias municipais e também apresentar as demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.

Neste segundo biênio, o Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei. Os imigrantes também terão 35 cadeiras, garantidas em 29 subprefeituras que contam com uma parcela representativa dessa população.

Durante a cerimônia, o prefeito homenageou alguns conselheiros que se destacaram durante as eleições: Oswaldo Daud (homem mais idoso), Lealdina Darauma da Silva (mulher mais idosa), Makasuel Jose Costa (homem mais votado), Priscila Santos de Lima (mulher mais votada), Ingrid da Silva de Souza (mulher mais nova), Peterson Xavier Prates (homem mais novo), Mauro de Jesus Tordoya Marin e Louse Edimo Nkengue (imigrantes).


Cesar Gonçalves