Prefeitura intensifica Plano Municipal de Combate ao aedes aegypti

Com a chegada do verão o perigo volta a bater em nossas casas, além da dengue e do chikungunya surge também o vírus zika transmitido pelo mosquito

Devido a epidemia da dengue registrada no último verão, e à preocupação com a evolução da febre chikungunya e do vírus zika, em outros Estados brasileiros, todos transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Covisa, organizou a revisão do Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue. O objetivo principal é a eliminação de criadouros e, para isso, a Prefeitura também contará com a participação, colaboração e apoio de toda sociedade.

O Plano de Combate à Dengue está implementado em todas as subprefeituras. Os comitês são constituídos por subprefeitos, munícipes, profissionais das Supervisões Técnicas de Saúde (Suvis) e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Os trabalhos funcionam como uma força tarefa e contam com apoio de outras secretarias como Habitação e Educação.

Os agentes envolvidos neste trabalho esclarecem que o importante em relação às doenças é a prevenção e a promoção da saúde. Depois que a pessoa adoece, é outro encaminhamento. Então, faz-se necessário evitar que a doença se instale e para que isso aconteça, tem que existir um controle focado na eliminação do mosquito transmissor.

Os comitês formados irão propor estratégias de intervenção no território, no âmbito de cada secretaria; contribuindo nas ações de mobilização social e de comunicação; constituindo grupos internos de controle da dengue em cada unidade de prestação de serviço público municipal para verificar e eliminar possíveis criadouros; além de coordenar as operações cata-bagulho; de limpeza e manutenção de córregos, bueiros, terrenos, praças e vias públicas; fornecer os dados cadastrais de identificação de imóveis; comunicar os riscos das áreas de transmissão; organizar ações conjuntas dos imóveis de acumuladores e de materiais inservíveis e apoiar nas ações de ingresso aos imóveis abandonados e desabitados.


Ações contra o mosquito

As medidas de prevenção e controle tanto da dengue quanto da chikungunya e do zika propostas pelo novo plano no período pré-transmissão incluem visitas de casa a casa, trabalho realizado pelos agentes de zoonoses a fim de identificar o acúmulo de água e criadouros de mosquito; visitas quinzenais aos pontos estratégicos, como pátios que guardam veículos recolhidos pela cidade e cemitérios e visitas mensais realizadas nos chamados imóveis especiais, os que possuem grande circulação de pessoas, como escolas, hospitais, entre outros.

Na fase de transmissão, as ações incluem bloqueio de criadouros, bloqueio de nebulização e nebulização veicular, também conhecida como fumacê. Conforme explicação da Covisa, é importante ressaltar que o fumacê nunca é a primeira opção para o controle do mosquito. Ele só é utilizado quando todas as outras ações não conseguiram controlar a propagação do mosquito.

O sucesso nesse enfrentamento depende não exclusivamente do Poder Público, mas, de uma ação integrada e com a colaboração de toda a sociedade porque a ameaça é grande e a responsabilidade é de todos.


Cesar Gonçalves