Lixo foi tema de discussão no CADES Perus

Encontros acontecem mensalmente todas as terceiras terças-feiras

A segunda reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) de Perus, realizada neste ano, teve como foco em debate a questão do lixo nos bairros, principalmente, no entorno da EMEF Prof. Jairo de Almeida, localizada no Recanto dos Humildes.

O encontro deste mês teve entre os participantes, além dos atuais conselheiros, as presenças do subprefeito e do chefe de gabinete de Perus e dos representantes das empresas LOGA e INOVA, responsáveis pela coleta do lixo nos bairros da região que compareceram para prestar esclarecimentos.

O tema foi escolhido devido às constantes reclamações recebidas em todas as demais reuniões anteriores do CADES. Assim, numa tentativa de solucionar os problemas, ficou definido na reunião de maio, convocar todas as partes envolvidas para apresentarem propostas e assim amenizar o sofrimento de quem convive diariamente com a situação.

Após várias exposições feitas pelos presentes, ficou definido por parte da empresa LOGA que será adotado já a partir da próxima semana, no Recanto dos Humildes, a utilização de um coletor que entrará nas vielas onde o caminhão não tem acesso para transportar o lixo até um contêiner localizado em um ponto fixo. Também, a empresa INOVA propôs investir em mais divulgação dos serviços prestados através de panfletagem e cursos para lideranças de moradores.

Na oportunidade, o subprefeito, também apresentou como proposta a realização de uma campanha de mutirões regionais para coleta de resíduos a ser desenvolvido em data previamente divulgada e em parceria entre os funcionários dos departamentos de obras, cultura, habitação e esportes da subprefeitura, juntamente com o apoio das empresas LOGA e INOVA e da Associação Comercial de Perus.

A próxima reunião do CADES Perus está agendada para o dia 16 de julho, a ser realizada na Subprefeitura Perus, localizada na Rua Ylídio Figueiredo, 349.
 

 

 

Texto: Cesar Gonçalves