População participa da oficina do Plano Diretor em Perus

Diversos representantes de segmentos e associações compareceram para deixar suas propostas

No sábado (15/06) aconteceu a oficina de Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) em Perus. Na oportunidade, 313 pessoas representando os mais diversos segmentos e associações locais, compareceram ao evento para levar suas propostas e sugestões. A audiência que foi realizada na Unidade do CEU Perus, se estendeu das 8 hs às 14 hs e teve sua abertura e encerramento conduzido pelo diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). Também acompanharam todo o processo, o subprefeito e o chefe de gabinete de Perus.

As atividades foram divididas em plenária de abertura com exposição de slides ao público, em seguida, a formação de oficinas de grupos que ocuparam 7 salas com apresentação e defesa de propostas, onde foram sugeridos 12 objetivos com 4 temas para debates. Dentre as principais demandas destacadas pelos munícipes, estão as questões ligadas à habitação, onde a população exige mais eficácia em planos de moradia e regularização de áreas habitadas.

O transporte público também teve grande destaque no que diz respeito à criação de novos terminais de ônibus, além de maior participação por parte do município em investimentos no em obras do Metrô. Com relação ao emprego foram apresentadas sugestões para que sejam criados incentivos às pequenas e médias empresas que se fixarem nos bairros, proporcionando vagas de emprego mais próximas das moradias, o que de certa forma irá refletir também no item de mobilidade urbana.

A Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico encontra-se em sua 2ª etapa, cujo objetivo é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 subprefeituras. Além disso, os munícipes que não puderam comparecer à audiência, também poderão participar até o dia 27 de junho, enviando suas sugestões por meio de um canal eletrônico criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Para tanto, basta acessar o site: www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br.
 

 

Texto: Cesar Gonçalves