Virada Cultural terá ações de limpeza e fiscalização intensificadas

As secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e Serviços irão disponibilizar um efetivo de 5.700 funcionários para a limpeza, além de 140 fiscais para atuar no combate ao comércio ambulante irregular

 Na 9ª edição da Virada Cultural, que acontece neste sábado (18/05) e no domingo (19/05), a Prefeitura de São Paulo irá intensificar os serviços de limpeza e de fiscalização na região central, onde há a maior concentração de palcos e atrações. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, juntamente com a Secretaria de Serviços, disponibilizará um efetivo de 5.700 homens, divididos em quatro turnos, apenas para realizar serviços de limpeza e coleta de lixo. As equipes irão estar nas ruas já a partir das 18h00 do sábado, e darão continuidade aos serviços até após o último show do domingo, ou seja, mais de 24h00 de limpeza ininterruptas.

Além desse efetivo, mais 14 varredeiras mecânicas de médio e grande porte serão usadas em cada turno, agilizando a limpeza de calçadões e vias, já que o equipamento faz os serviços de varrição e lavagem ao mesmo tempo. No total, 150 equipamentos para auxiliar na limpeza, coleta e transporte de lixo serão utilizados em cada turno, como caminhões basculantes, pipa, sugador, e veículos compactadores.

Os locais para o público descartar corretamente o seu lixo também serão ampliados. Além das 1.230 lixeiras fixas já existentes, mais 1.300 serão instaladas. Também serão disponibilizados 124 contêineres de plástico, que juntos podem armazenar até 216m³ de resíduos, auxiliando não apenas o público, mas também os comerciantes de alimentos e bebidas do evento.

Fiscalização

Aproximadamente 140 fiscais da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Subprefeitura Sé atuarão na fiscalização de estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes. Para auxiliar no serviço, 18 caminhões e 18 peruas Kombis estarão à disposição para possíveis apreensões de produtos vendidos de maneira irregular ou ilegal.