"Cultura na Praça" tem final de semana garantido na região Perus/Anhanguera

Evento ocorrerá nos próximos dias 05 e 06 de novembro.

Neste próximo final de semana, dias 05 e 06 de novembro, acontece o "Cultura na Praça", evento especial que vem para celebrar as manifestações artísticas, e contará com várias atrações, entre apresentações musicais, teatrais e circenses, sarau e literatura.

O evento conta com o apoio e divulgação da Subprefeitura Perus/Anhanguera, e ocorrerá das 14h às 18h em duas praças da região: Praça Monte Belo, na Rua Palmeirópolis (em frente ao nº 81), e Praça Ana Tavares, na Rua Lagoa Nova (próximo ao CEI Perus I).

  (imagem: instagram subprefeitura perus/anhanguera)

 

Abaixo você confere a programação e mais detalhes das atrações.


DIA 05

Praça Monte Belo

> 14h - Marco Santos & 4 in Banda (Música)
Espetáculo: Caminhando e Cantando
Livre | 50 minutos

Tendo como pilares principais a democracia e a liberdade, os músicos aproveitam as suas
experiências em outros projetos para reinventarem a forma de fazer música, apresentando um
formato compacto dos shows. A busca por possibilitar um momento aprazível para quem os escuta, é o que mantém Marcos Santos & 4 in Banda em constante movimentação.


>15h – Circle (Circense)
Espetáculo: Comprei um circo! E agora?
Livre | 50 minutos

Imagina o que aconteceria se palhaços atrapalhados comprassem um circo e, no dia da inauguração, percebessem que se esqueceram do mais importante: dos artistas?! Esse é o grande desafio enfrentado por Pataquada, Jujubinha e Boné em "Comprei um Circo! E Agora?!" espetáculo que marcou o início da Circle, a Agência de Circo, em 2007.


>16h - Jazz Na Kombi (Música)
Espetáculo: Na Praça Com Jazz Na Kombi
Livre | 50 minutos

O Jazz na Kombi move a cena cultural de São Paulo desde 2014, promovendo a popularização do Jazz. A Kombi customizada estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas transformando-se num sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores e abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, criando uma atmosfera de proximidade com público e de imersão auditiva. Nesta ação, faz um giro pelos entornos das Casas de Cultura, ocupando as praças e levando Jazz de qualidade a todos os ouvidos, com as bandas: Atrio Jazz & Joy Sales, Vanessa Ferreira Trio, Vinicius Chagas, Lucas Gomes Trio, Silas Freitas Trio e Quarteto Empírico.


Praça Ana Tavares

>14h - Companhia Bisclof (Intervenção Artística)
Espetáculo: Pergaminhos De Histórias
Livre | 50 minutos

Uma intervenção artística, que pode ser itinerante ou não, na qual dois viajantes carregam uma bolsa repleta de pergaminhos e outra cheia de instrumentos musicais. Em cada pergaminho há uma diferente história ilustrada. Na medida em que a história é narrada pelos viajantes, o pergaminho vai dendo desenrolado pouco a pouco revelando assim as ilustrações desta história para o público. Além da oralidade e do recurso visual, as histórias também são acompanhadas por música ao vivo e efeitos sonoros.


>15h - Dupla Buiu E Teta (Circense)
Espetáculo: A Trombeta Apocalíptica
Livre | 50 minutos

A dupla de palhaços Buiú e Teta monta seu laboratório a céu aberto. Tantas são as dúvidas e descobertas desses dois cientistas atrapalhados, que decidem compartilhar com a população suas
experiências e ganhar seu sustento com essa atividade. Uma trombeta apocalíptica berra absurdos a serem investigados junto ao respeitável público: a existência da fome, o real valor do salário mínimo e a teoria da “Seleta Natural” são examinados e os resultados são alarmantes.


>16h - Banda Severina (Música)
Espetáculo - Forró da Zona Leste
Livre | 50 minutos

Banda Severina apresenta um show pra ninguém ficar parado transitando por vários ritmos do gênero
forró, sendo eles: Baião, Xote, Xaxado, Forró e Arrastapé. Tudo isso com a musicalidade e energia
singular que a banda tem. Mesclando canções autorais e grandes clássicos dos mestres do nosso forró tradicional, um trabalho de resgate e valorização da nossa cultura.

 

---------------------------------

 

DIA 06

Praça Monte Belo

>14h - Coletiva Poesia de Esquina (Literatura)
Espetáculo: Sarau Poesia De Esquina
Livre | 60 minutos

Sarau Poesia de Esquina mediada pela poeta Sara Vieira (Passarinha) apresenta narrativas pela visão
de poetas marginais, que serão apresentadas com o objetivo de partilhar experiencias culturais e o convívio social através do gênero da arte literária periférica. Receberá, ainda, artistas independentes que serão convidados do evento, como um modo de promover o desenvolvimento cultural, criando uma ponte de interação do artista para com a poesia e do público para com a arte. Evento que aborda também
assuntos importantes para além da literatura, tais como pautas fundamentais a serem discutidas referente a sociedade.


>15h - Núcleo Educatho (Intervenção Artística)
Espetáculo: Trovadores Literários - Que personagem sou eu?
Livre | 60 minutos

Em homenagem aos grandes clássicos da literatura mundial, o Núcleo Educatho traz para o público o
universo dos antigos trovadores, artistas que passeavam pelas feiras e cidades improvisando e
compondo cantigas e músicas. Três atores/músicos conduzirão a performance e utilizarão instrumentos como violão, sanfona, tambores e percussão, elaborando charadas e brincadeiras cantadas para que o público adivinhe os personagens e de qual histórias eles pertencem. Quando o personagem for descoberto o público ganhará um trecho do livro e isto estimulará o contato com as obras em si, além de um novo olhar sobre esses clássicos da literatura.


>16h - Baque Mulher (Cultura Popular)
Espetáculo: Show Maracatu Baque Mulher SP
Livre | 50 minutos

O Maracatu Baque Mulher SP traz em sua apresentação a dança, o batuque, a força e o poder das nossas matronas Oyá e Obá, que protegem e guiam esse baque. Feministas do Baque Virado, Mulheres guerreiras tocando tambor.


Praça Ana Tavares

>14h – CTI - Cia Teatro da Investigação (Teatro)
Espetáculo: É Tempo de Festa pras bandas do Coração de Nossa Senhora
Livre | 50 minutos

Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de
Nossa Senhora. Enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e
realizar a festejar.


>15h - Pedra Rubra (Teatro)
Espetáculo: Mortalha
Livre | 50 minutos

Coletivo Pedra Rubra que, poeticamente, retrata as mulheres violentadas em nossa sociedade. A
intervenção é realizada por três artistas mulheres que caminham pelo espaço carregando cinzas em
suas mãos. Quando uma mulher sofre alguma opressão, seja por meio de agressões, abusos, assédios, estupros, etc, uma parte dessa mulher morre. “Mortalha” carrega as cinzas dessas mulheres e representa as milhares de vezes que estas são caladas, mortas.


>16h - Slam Taca Fogo (Poesias)
Espetáculo: Slam Taca Fogo
Livre | 50 minutos

O Slam Taca Fogo é um movimento que visa estimular a criação e apreciação da literatura periférica, em suas diversas linguagens e facetas, através da batalha de poesias autorais e suas performances, trazendo ao público periférico, uma diferente opção de entretenimento e lazer.

 

Quer acompanhar mais de perto as demais ações que acontecem? Então acesse também nossas redes sociais:
instagram / facebook