PREFEITURA DE SÃO PAULO

Saúde da capital oferece atendimento especializado no combate às ISTS

Capital conta com 27 equipamentos, com serviços como imunização contra HPV e Terapia Antirretroviral (Tarv).

21/10/2022 15h18

A Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece diferentes programas e equipamentos para prevenir, diagnosticar e tratar individualmente a população que apresenta sinais e sintomas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por meio da Rede Municipal Especializada (RME). Esta rede é composta por dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), sendo um deles itinerante, e 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs).

De acordo com o último boletim epidemiológico da coordenadoria, em 2020 foram registrados 2.472 novos casos de HIV na cidade de São Paulo, número 16,4% menor do que o registrado no ano anterior, quando houve 2.958 registros. O apontamento revela que pelo quarto ano consecutivo a capital conseguiu diminuir o número de novos casos de HIV. Esta conquista faz parte de uma estratégia desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e inclui as tecnologias oferecidas pelos CTAs no combate às ISTs e as consultas/tratamentos realizados pelos SAEs da capital.

Centros de Testagem e Aconselhamento

Os CTAs orientam sobre prevenção, distribuem preservativos internos e externos, géis lubrificantes e realizam testes para diagnóstico do vírus HIV, clamídia, gonorreia, sífilis e hepatites B e C. Além disso, para evitar que novas pessoas se infectem ou para tratar emergencialmente quem se infectou, oferece as profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP).

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método preventivo, que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que podem, eventualmente, estar expostas à infecção. A profilaxia pós-exposição (PEP), por outro lado, é uma medida preventiva de urgência que atende indivíduos já expostos ao vírus por diferentes motivos e deve ser iniciada em até 72h após a exposição de risco (preferencialmente nas duas primeiras horas).

O tratamento para PEP é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV. A profilaxia está disponível em 27 CTAs e SAEs, no entanto, outras unidades parcerias como AMAs, UPAs e AMAs/UBSs Integradas também oferece a terapia medicamentosa. A relação de unidades que ofertam a PEP pode ser consultada na página sobre a terapia.

A SMS oferece ainda a unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, que oferece todos os serviços existentes nas demais unidades. O objetivo é levar uma estrutura completa de atendimento para onde estão as populações mais vulneráveis, em dias e horários alternativos. Com uma estrutura robusta, a unidade móvel conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV e sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

Serviços de Atenção Especializada oferecem consultas e tratamentos

Na capital, os 17 SAEs são responsáveis pelas consultas médicas e tratamentos gratuitos para quem contraiu ISTs como clamídia, sífilis, hepatites B e C, entre outras. Com estrutura adequada para o acompanhamento e tratamento de pessoas que convivem com o vírus do HIV, os SAEs também oferecem, exclusivamente, a esta população a continuidade da Terapia Antirretroviral (TARV) iniciada em qualquer unidade da RME.

Assim como nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os SAEs também vacinam contra HPV, papilomavírus humano. Adolescentes de 9 a 14 anos de idade, de ambos os sexos e residentes na capital estão elegíveis para a vacina. O imunizante previne contra infecções que provocam verrugas genitais e combate contra vários tipos de cânceres (incluindo câncer de colo do útero, anal e de pênis).

A vacina contra o HPV também está disponível para homens e mulheres de até 45 anos imunossuprimidos (pessoas que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).

Os endereços de CTAs e SAEs podem ser consultados na página da Coordenadoria de IST/Aids da SMS.

A localização de todas as UBSs da cidade está disponível na página Busca Saúde.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Acervo de vídeos
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

 

*Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de São Paulo. Confira aqui!