Rua em Artur Alvim terá mudanças para ficar mais segura para os pedestres

Intervenção temporária será inaugurada neste sábado (17)

 A Rua Dr. Campos Moura, onde fica a estação de Metrô Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo, receberá uma intervenção temporária a partir do dia 17 de agosto, entre as ruas Maria Eugênia Celso e Peixoto Werneck. A ação da Prefeitura de São Paulo - que terá duração de dois meses - faz parte do Conviver Sub Penha, projeto de transformação do espaço público que busca tornar a rua mais bonita e segura para todos os usuários.

Com as mudanças, que serão implementadas com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o espaço hoje ocupado por veículos que ficam estacionados durante todo o dia dará lugar a extensões de calçada e mais oportunidades de travessia segura. Também haverá a revitalização da viela e redesenho de cruzamentos - em um deles, carros parados darão lugar para pessoas com a criação de uma praça. Serão definidas áreas de embarque e desembarque e criadas vagas de carga e descarga, além de vagas especiais para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Haverá, ainda, alteração de sentido do tráfego nas ruas Peixoto Werneck e Dr. Motta Rezende.

“O entorno do metrô Artur Alvim é uma área bastante complexa no sentido de conciliar os diferentes participantes do espaço público. Essas intervenções ajudam a reforçar o caráter comercial e de conexão entre ônibus e metrô da Dr. Campos Moura”, afirma o subprefeito da Penha, Thiago Della Volpi.

O projeto começou a ser desenhado em maio pela Subprefeitura da Penha e contou com a participação da população local. Foram realizados três encontros para ouvir as sugestões de quem mora e trabalha na região e apresentar as propostas de melhoria, seguidos de três Sextas sem Carros, no mês de julho, nos dias 12, 19 e 26. Após o fim da intervenção temporária, haverá uma avaliação de todas as ações testadas para que seja definido o que será implantado permanentemente.

O Conviver Sub Penha surgiu depois que a proposta da Subprefeitura da região foi selecionada em uma chamada aberta que envolveu as 32 Subprefeituras da capital paulista. Em setembro de 2018, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS) e a Secretaria Municipal de Subprefeituras começaram a trabalhar na ideia de implementar uma transformação do espaço público em uma localidade.

Para a escolha do projeto foram levados em conta aspectos como a grande quantidade de pessoas e a existência de espaços públicos subutilizados, com potencial de mudança. Estudo realizado pela ONG Cidade Ativa na região contabilizou um fluxo médio de 3.308 pessoas/hora circulando em um dos trechos da Dr. Campos Moura durante horário de pico em um dia da semana.

“A intervenção está alinhada com uma visão de cidade que inverte a lógica predominante que coloca o carro em primeiro lugar ao redistribuir o espaço de forma equilibrada entre todos os usuários da rua. Em uma cidade onde dois terços dos deslocamentos são feitos à pé e de transporte coletivo, é necessário repensar o desenho da rua para torná-la mais equilibrada e, consequentemente, mais eficiente”, afirma Hannah Machado, coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg.

“Projetos como este têm sido implementados em todo o mundo, seja em Nova York ou Fortaleza”, conta a diretora da NACTO-GDCI, Skye Duncan. "O Conviver Sub Penha concretiza uma visão de cidade que tem como objetivo principal melhorar a vida de sua população. Ao tratarmos as ruas como espaços públicos que integram funções e usos variados, liberamos um potencial para que esses lugares se tornem mais seguros, acessíveis e economicamente sustentáveis."

Vida Segura

O Conviver Sub Penha conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS), Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI) e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). As ações fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura para o biênio 2019-2020, por meio do Vida Segura, do Plano de Segurança Viária 2019-2028. O plano é baseado no conceito Visão Zero e Sistemas Seguros, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Sobre a Subprefeitura Penha

Uma das subprefeituras mais antigas da cidade, que atende cerca de 500 mil habitantes (segundo o Censo 2010) e abrange os distritos de Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde. No último ano, a Sub Penha tem priorizado a revitalização de espaços públicos para melhor utilização de toda a população. Além de estreitar o contato entre a administração municipal e os munícipes com ações como o “Gabinete Transparente” e o “Sub Penha Esclarece”.

Sobre a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito

Capitaneada pela Bloomberg Philanthropies, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito atua desde 2015 em São Paulo no apoio a políticas de segurança viária baseadas em evidência, com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito. Além da capital paulista, a Iniciativa também está presente em outras nove cidades ao redor do mundo: Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).

Sobre a NACTO-GDCI

A Associação Nacional de Gestores de Transporte Urbano - Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI, da sigla em inglês National Association of City Transportation Officials - Global Designing Cities Initiative) é uma associação sem fins lucrativos com sede em Nova York comprometida em elevar a prática do desenho de ruas e transportes ao redor do mundo, construindo uma visão comum, compartilhando dados e encorajando a mentoria e a comunicação regular entre parceiros.

Sobre o ITDP

Fundado em 1985, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, ocorrências de trânsito e a desigualdade social.


Serviço:
Inauguração intervenção temporária

Data: 17 de agosto – a partir das 10h
Local: Rua Dr. Campos Moura entre as ruas Maria Eugênia Celso e Peixoto Werneck, em Artur Alvim.