PREFEITURA DE SÃO PAULO

O Jardim Piratininga e Jardim São Francisco não são mais os mesmos

As intervenções realizadas pela Subprefeitura nesta gestão estão mudando a “cara” do bairros

14/08/2015 10h03

 No dia 13 de agosto, o Subprefeito da Penha, acompanhado do Coordenador de Projetos e Obras, assessores, lideranças comunitárias, membros da Sabesp e moradores dos bairros Jd. Piratininga e Jd. Francisco, fez uma vistoria, por todo o período da manhã, em diversas áreas da região, para constatar a qualidade das obras que já foram realizadas nos bairros, bem como ouvir as comunidades sobre as que ainda faltam para melhorar, efetivamente, a vida das famílias que moram no local.

Desde o início da atual gestão, vários serviços, além dos de zeladoria, já foram executados, como: a pavimentação da principal rua do bairro, a Olga Artacho, que, para a dona de casa Marisa Dias de Araújo, de 40 anos, que mora ali há nove anos, pôs fim a lama nos dias de chuva.

Em abril deste ano, a Subprefeitura reformou a calçada do posto de saúde, construiu uma pista de skate para os jovens e também reformou uma praça, colocando equipamentos de ginástica. Agora, as obras previstas são: abertura de rua, construção de galerias e bocas de lobo e pavimentação de vielas. Outra importante intervenção feita no local foi a construção de uma ponte que possibilitará a passagem dos moradores a uma das duas únicas entradas existentes para acessar os bairros. A abertura da nova via será o complemento desta primeira obra. A construção da travessia e a abertura da rua ocorre junto à vala de circunvalação por onde passa um córrego, paralelo ao rio Tietê, à via do Parque Ecológico e da Rodovia Ayrton Senna, ligando a Rua Petibuaba à Rua Adelino Linhares.

Durante a vistoria, o Subprefeito determinou que, daqui no máximo 15 dias, seja realizada uma operação de limpeza ao longo da nova via, com corte de mato e recolhimento do entulho, espalhado por moradores menos conscientes.

Ele ficou animado com a visita e comentou que os bairros vão mudar ainda mais, depois que tiverem duas passagens de acesso. Hoje, os carros mais altos e transportes públicos utilizam apenas a passagem do túnel que leva ao Parque Ecológico. A CPTM vem trabalhando para elevar em cerca de 4,5 metros o nível de passagem das duas entradas e a Subprefeitura vem realizando obras necessárias à nova realidade do local.

A vistoria foi acompanhada também por agentes de saúde do município que atendem cerca de 1200 moradores cadastrados. Na ocasião, aproveitou-se para fazer a divulgação das eleições para o Conselho Participativo, lembrando aos moradores que as inscrições vão até o dia 4 de setembro.