Prefeitura de SP inaugura em Parelheiros a primeira Unidade Demonstrativa de Bioinsumos da Capital

Equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho dará capacitação e estimulará a produção orgânica e ecológica na cidade por meio do programa Sampa+Rural

O distrito de Parelheiros, zona sul da Capital, recebeu nesta quarta-feira, 31 de agosto, a sua primeira Unidade Demonstrativa de Bioinsumos. O equipamento integra a estrutura da Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e tem o objetivo de capacitar produtoras e produtores da região no uso de estimulantes, nutrientes, protetores e controles de pragas ecológicos em seus plantios, incentivando a produção orgânica e sustentável.

O evento de inauguração contou com a presença das secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do assessor técnico de desenvolvimento sustentável da Secretaria de Relações Internacionais, Ivanilton Silva, além do subprefeito da região, Marco Antônio Furchi. Na ocasião, além da visitação do equipamento, a SMDET promoveu uma apresentação a produtores e pessoas convidadas que destacou os objetivos da unidade, além dos próximos passos e ações da Coordenadoria de Agricultura da Pasta.

“Muito se engana quem pensa que a Capital é composta apenas de grandes prédios e centros urbanos, afinal, quase 30% da cidade de São Paulo é constituída por áreas rurais. São milhares de pessoas neste segmento, que precisam de apoio e incentivo do Poder Público, e para isso estamos criando programas que trazem modernidade, facilidade e mais lucro para os agricultores em suas colheitas”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Esse atendimento é feito com muita dedicação e com um time preparado, formado por técnicos e engenheiros agrônomos, especialistas no setor”, finaliza.

Sobre a Unidade Demonstrativa de Bioinsumos
Localizada na Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul (CAE SUL), a unidade dará capacitação e fará a produção de 12 tipos de bioinsumos orgânicos líquidos, dentre eles: água de vidro; nitrogênio 1; microrganismos eficientes; ácido láctico; bactérias fototróficas; aminoácido de peixe; entre outros.

A proposta é oferecer a produtoras e produtores os bioinsumos de forma demonstrativa, de modo em que as pessoas possam verificar na prática o benefício do seu uso. As equipes de campo das três Casas de Agricultura Ecológica da cidade darão o suporte técnico necessário e ajudarão as agricultoras e agricultores no processo de avaliação e uso dos itens.

Os bioinsumos produzidos pela unidade passam a ser uma ferramenta importante no trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) fornecida a agricultores de todo o município. O incentivo é para que além de usar, os locais de agricultura se apropriem da técnica e passem a produzir o seu próprio bio insumo. Para isso, será possível acompanhar os preparos diretamente na unidade demonstrativa ou pela internet, por meio de uma série de vídeos disponibilizada no canal da SMDET no Youtube. O material também será divulgado em grupos de aplicativos de mensagem e nas redes sociais.
A unidade de bioinsumos tem capacidade para atender mais de 400 locais de agricultura por toda a cidade. O equipamento está disponível para acesso mediante agendamento com as equipes técnicas, e está localizado na Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Álamos.

Para mais informações, entre em contato: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/ Conheça mais sobre a agricultura na cidade e todas as iniciativas que fazem parte dessa rede, acesse a Sampa+Rural: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/

SERVIÇO
Unidade Demonstrativa de Bioinsumos - Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul
Endereço: Estr. Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Álamos.
Atendimento: Sob agendamento