Projeto Triângulo SP propõe o turismo e a ocupação da região central da capital

Turismo de compras é o que traz mais volume de pessoas para cidade de São Paulo; desafio da administração municipal é criar estratégias para que esse visitante fique mais tempo na cidade e conheça todos os atrativos

De Secretaria Especial de Comunicação

Propondo a ocupação da região central da cidade, a Prefeitura de São Paulo tem ampliado as ações do projeto Triângulo SP para recuperar o Centro Histórico da capital trazendo atrativos noturnos e aos finais de semana, transformando o local em um dos principais destinos turísticos da cidade.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria, a ideia é fomentar o turismo na área, que concentra muitos equipamentos históricos, atrações turísticas é bem servida por transporte público, bares e restaurantes. Para atrair visitantes, a Secretaria de Turismo prepara um material de divulgação sobre as ações públicas na região central. “Estamos trabalhando uma estratégia de ativação do Centro Histórico de uma forma diferente, por meio da ocupação turística. Temos que desenvolver um ambiente favorável para que o turista seja bem recebido”, destacou.

+ Saiba como fazer um tour pelo Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura

Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), o projeto foca nos principais prédios históricos da cidade, entre o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco, com 14 pontos de acesso aos locais.

Para o secretário, uma das principais medidas para atrair mais pessoas à região central é combater a cultura do medo. “Queremos que as pessoas venham desfrutar do Centro. Não só os turistas, mas o próprio paulistano que desconhece essa região e nunca reparou nas belezas históricas da região”, disse.

As ações na região central também contam com a participação de outros órgãos como as secretarias municipais de Cultura, Comunicação, Desenvolvimento Urbano, Subprefeituras, Assistência e Desenvolvimento Social, SP urbanismo e SP Negócios.

+ Visite o mirante do Edifício Martinelli

“Já fizemos o Festival de Natal no ano passado, o encontro de carros históricos e vamos trazer o Festival do Café. São várias atividades para que as pessoas redescubram o Centro”, destacou o secretário de Turismo ao citar a programação de eventos.

Para realizar a melhoria de infraestrutura do projeto, a SMTUR teve um aporte de R$ 28 milhões do Ministério do Turismo, que serão usados para reformulação das calçadas, iluminação, monitoramento 24h e segurança reforçada.

“O turismo de compras provavelmente é o que traz um maior volume de pessoas para cidade de São Paulo. O desafio é criar estratégias para que esse visitante fique mais um ou dois dias na cidade e conheça todos os atrativos”, finaliza Orlando Faria.