Agricultores familiares de Parelheiros recebem certificados de orgânicos com ajuda da Prefeitura

Ação foi realizada por meio do programa Ligue os Pontos. Com a entrega, produtores terão mercado ampliado e poderão vender para todo Brasil, além de supermercados, restaurantes ou hotéis

De Secretaria Especial de Comunicação

A alimentação orgânica recebe apoio da prefeitura de São Paulo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, por meio do projeto Ligue os Pontos, entregou certificados de produção orgânica para 13 agricultores familiares de Parelheiros, na Zona Sul. Os certificados foram emitidos pelo Instituto Biodinâmico (IBD) e possibilitam o acesso a mercados, com a venda dos produtos em todo o Brasil, especialmente para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, e não apenas em feiras livres.

Os agricultores tiveram o acompanhamento da equipe do projeto por mais de um ano, e o IBD foi o responsável pelas auditorias e entrega dos certificados, oficializado pelo Ministério da Agricultura. Durante um ano, os produtores tiveram que comprovar, por exemplo, que não utilizam adubo químico, fertilizantes ou agrotóxico para a produção dos produtos.

Para ter certificado de conformidade orgânica, também foi necessária a garantia da preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, uso saudável do solo, da água, do ar e redução de contaminação destes elementos. Todos os certificados possuem validade de 12 meses a partir da data de sua emissão, e deverão ser renovados todos os anos.

A entrega dos certificados potencializa as ações dos agricultores da região de Parelheiros, que concentra a maior área de preservação ambiental da região metropolitana. A cidade de São Paulo conta com uma zona rural prevista pelo Plano Diretor Estratégico e um programa que estimula a atividade agrícola e o respeito ao meio ambiente, interligando quem produz a quem consome.

O objetivo do programa Ligue os Pontos é fortalecer os agricultores, em especial familiares, com informação, conhecimento e habilidades, para que possam melhorar seus processos produtivos e aumentar seus rendimentos, particularmente, nas áreas de proteção aos mananciais situadas na região sul. Conectar a produção agrícola às demandas de mercado por meio da melhoria de processos ao longo da cadeia de valor da agricultura local é meta do projeto.

Conheça o projeto

O Ligue os Pontos é um projeto desenvolvido dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em conjunto com outras secretarias e órgãos municipais. É o resultado de uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano a partir dos diversos pontos envolvidos na Cadeia da Agricultura.

Com essa proposta, a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies. A organização premiou iniciativas inovadoras em políticas públicas nas cidades da América Latina e do Caribe. São Paulo recebeu o prêmio principal, com a premissa de que um dos grandes desafios a ser enfrentado pelas cidades latino-americanas é estabelecer uma relação sustentável entre as áreas urbana e rural. As demais cidades premiadas pelo concurso foram Santiago (Chile), Medellín (Colômbia), Guadalajara (México) e Bogotá (Colômbia).