5º FESTIVAL DE INVERNO DO POLO DE ECOTURISMO DE SÃO PAULO - Parelheiros – Marsilac – Ilha do Bororé

O evento acontece de 29 de Junho a 28 de julho de 2019

O Festival é composto por atividades de aventura e eventos que resgatam a tradição local, oferece uma extensa programação de festas tradicionais da cultura regional para todos os gostos e públicos (alemã, italiana, sertaneja, rural) e para os amantes de esportes de aventura terá variadas opções de passeios e atividades.
A abertura ocorrerá no dia 29 de Junho, na Casa de Cultura de Parelheiros com Sessão Solene, seguida da abertura da II FLEXS - Feira Literária do Extremo Sul, com apresentações culturais, II Mostra de Teatro de Rua, Sarauê dos Sertões, Cortejo Literário, intervenções literárias, artesanato, visita à aldeia indígena, Baile Sertanejo, etc, contaremos com grandes eventos gastronômicos típicos como o XIV Coloniafest, FolhaFest, Almoço Sertanejo e o II Festival de Parelhas, I Almoço Nordestino, eventos que resgatam a tradição dos diversos períodos de colonização que contribuíram para a diversidade cultural local.

E para os amantes de aventura, reservamos uma programação agitadíssima, recheada de atividades de esporte de aventura como, I Etapa de Motocross, Roteiros Rurais com a Jardineira, Passeio Ciclístico Pedal das Águas.
Eventos de grande público nos bairros participantes do Festival, como o aniversário da Ilha Turística do Bororé e do bairro Vargem Grande com sua Festa da Cratera. Ações beneficentes estão acontecendo concomitante aos eventos, com foco na realização de ações sociais humanitárias para atendimento comunitário.

O Festival acontece no território do Polo de Ecoturismo de São Paulo criado pela Lei Municipal nº 15953/2014, com o objetivo de preservar o patrimônio ambiental local e incentivar a vocação turística da região de forma a gerar emprego e renda na comunidade que abrange. Em anos anteriores o mesmo teve recorde de público em suas atividades, sendo reconhecido pela Lei Municipal nº 16.579/16 é considerado um mega evento no inverno da Cidade de São Paulo. Serão cerca de 20 atividades oficiais, a maioria gratuita, que acontecem tanto nas ruas de Parelheiros como nos empreendimentos participantes do Festival. Este ano acontecerá juntamente ao Festival, a Campanha do Agasalho do Rotary Clube de São Paulo – Parelheiros que colocará em todos os espaços de eventos caixas que recolherá agasalhos que serão trocados por um convite gratuito para participar do Baile Sertanejo, estas doações serão encaminhadas as organizações e associações, asilos, abrigos e grupos da região. Parte fundamental do Festival é seu núcleo de desenvolvimento que em versões anteriores contou com geração de empregos diretos e indiretos. E público estimado este ano é de 50.000 pessoas, espalhados por toda programação.