PREFEITURA DE SÃO PAULO

Fundação Paulistana oferece cursos do Pronatec na Casa de Agricultura de Parelheiros

Foram disponibilizadas vagas para os cursos de Horticultura e Agricultura Orgânica

01/12/2017 11h42

Foi realizada nessa terça-feira, 21, Cerimônia de Aula Magna dos cursos PRONATEC que estão sendo ministrados na Casa de Agricultura, localizada na Prefeitura Regional Parelheiros. Os cursos são oferecidos pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade da administração indireta ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo. Estiveram presentes na solenidade o vereador Eliseu Gabriel, o diretor da Fundação Paulista, Sergio Luiz de Moraes Pinto, gestor ambiental da Casa de Agricultura, Cristiano Mendes, e, representando o Prefeito Regional Adailson de Oliveira, o assessor de Comunicação da PR-PA, Vagner Fernandes.

A Fundação Paulistana ofereceu mais de 1200 vagas em cursos na cidade de São Paulo, nos mais diversos segmentos como ajudante de cozinha, atendimento e recepção, garçom e operador de caixa. Os cursos são distribuídos segundo a demanda de cada região. Na região de Parelheiros foram disponibilizadas 60 vagas para os cursos de Horticultura e Agricultura Orgânica, todas preenchidas.

Parelheiros é uma área rural que está passando para a prática da agricultura orgânica após assinatura do Protocolo de Transição Agrícola, em junho deste ano.

O vereador Eliseu Gabriel, ex-Secretário de Trabalho e Empreendedorismo, foi o responsável por viabilizar os cursos junto à Fundação Paulistana. Para o vereador um dos grandes problemas do Brasil é a falta de qualificação profissional, "quando estava na Secretaria todo mês nós conseguíamos disponibilizar no CAT 5.000 vagas de emprego e tínhamos mais de 20.000 pessoas inscritas em todos os CATs para essas vagas. No entanto, apenas 900 pessoas, em média, saíam empregadas. Por quê? Porque a maioria não possuía qualificação".

Segundo Sergio Luiz de Moraes Pinto, diretor-geral da Fundação Paulista de Educação, Tecnologia e Cultura, em média mais de 70% dos alunos conseguem emprego após os cursos.

As aulas na Casa de Agricultura iniciaram-se na quarta-feira, 22, com 30 alunos de Horticultura pela manhã e 30 de Agricultura Orgânica pela tarde.

GALERIA DE IMAGENS