Parelheiros recebe primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Equipamento inaugurado nesta terça-feira atenderá a população que se encontra em situação de rua e vulnerabilidade social, colocando fim a uma reivindicação aguardada por décadas

Para atender uma reivindicação antiga dos moradores de Parelheiros, a Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (6) o primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região, a 31° unidade da cidade. O equipamento prestará serviço a toda a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

O prefeito Ricardo Nunes ressaltou que o investimento em equipamentos de Assistência Social na região de Parelheiros é de R$ 2,8 milhões por mês nos mais variados serviços, como os Institutos de Longa Permanência para Idosos [ILPI], Centros Dia, serviços de acolhimento e abrigamento para crianças e adolescentes, cursos profissionalizantes, Centros de Convivência, para a proteção às vítimas de violência. “Enfim, nesta região quase não tinha serviço de assistência social e conseguimos ampliar bastante”, declarou o prefeito durante a inauguração.

A unidade, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como o encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, saúde e educação.

“Essa era uma demanda de mais de uma década dos moradores da região de Parelheiros. Agora, eles terão o CREAS, que é uma importante porta de acesso aos serviços de assistência social voltados a famílias ou pessoas enfrentando alguma situação de violação de direitos e que estão vivendo em vulnerabilidade social. É a Prefeitura cumprindo o seu papel de se fazer presente em todos os lugares da cidade”, destacou o secretário municipal de Assistência e Social, Carlos Bezerra Jr.

 

CREAS Parelheiros
Localizado na Rua Ângelo Catelani, 777, em Parelheiros, o equipamento prestará atendimento a pessoas em situação e violência (física, psicológica, sexual etc.), abandono familiar, negligência e a pessoas em situação de rua. O CREAS também faz acompanhamento de pessoas em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

“Foram dez anos aguardando essa inauguração e hoje nós, daqui de Parelheiros, só temos que agradecer, onde agora poderemos lutar pelos direitos das pessoas que vierem aqui. Essa é a nossa missão”, afirmou a supervisora de Assistência Social de Parelheiros, Adriana Rezende.

Além de realizar atendimento direto, o CREAS coordena a rede de serviços da assistência social em seu território e atua de forma articulada com instituições como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e outras instituições de defesa de direitos.

 

Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico
Dentro do CREAS Parelheiros também funciona o Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) Aristides de Souza Mendes, que possui capacidade de atendimento de até 120 pessoas. O serviço é coordenado pela OSC ProBrasil, em parceria com a SMADS, com repasse mensal de R$ 34.263,18.

O NPJ é um serviço que promove a proteção de crianças, adolescentes, indivíduos e suas famílias, quando da ocorrência de situação de risco pessoal e social, especialmente aqueles relacionados à violência sob suas diversas formas.

Este serviço compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, vinculado ao CREAS e com relação direta com a equipe técnica deste Centro.

 

Rede socioassistencial
O CREAS é responsável, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos.

O atendimento no CREAS é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, o CREAS informará os documentos necessários.

A SMADS possui atualmente 31 CREAS na cidade de São Paulo, que organizam serviços de assistência social voltados a famílias ou pessoas vivendo situações de violência, violação de direitos ou risco à vida.

 

Serviço: CREAS Parelheiros
Rua Ângelo Catelani, 777- Parelheiros