PREFEITURA DE SÃO PAULO

Com nota máxima, Subprefeitura Parelheiros figura entre as cinco subprefeituras mais bem avaliadas no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Transparência Ativa de sites institucionais da Prefeitura de São Paulo alcança maior índice desde o início de sua mensuração

11/02/2022 09h36

A Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) ampliou o Índice de Transparência Ativa (ITA) dos sites institucionais da Administração Direta e das entidades da Administração Indireta, marcando pela primeira vez pontuação acima de 9,0, considerado nível “muito elevado” de transparência. A Subprefeitura Parelheiros registrou nota máxima (10), e alcançou a 4ª posição entre as subprefeituras mais bem avaliadas, e a 25ª posição entre todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo. 

O índice, que avaliou os sites de órgãos e entidades municipais, ultrapassou os nove pontos nas duas versões de mensuração: 9,04 no Índice de Transparência Ativa – Programa de Metas (ITA-PdM), que considerou o desempenho de 56 órgãos da administração direta (secretarias e subprefeituras) e 9,22 na versão do Índice de Transparência Ativa Ampliada (ITA-Ampliado), que analisou as publicações de 74 órgãos da administração direta e indireta (autarquias, fundações e empresas públicas).

O indicador, instituído em 2017, tem o objetivo de avaliar o nível de Transparência Ativa dos portais institucionais dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Municipal, direta e indireta. A mensuração foi feita pela Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP), por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), entre os dias 06 e 15 de dezembro de 2021 e foram analisados 51 itens presentes nos dados publicados nos Botões “Acesso à Informação” e “Participação Social”.

O ITA compõe o Índice de Integridade e está previsto na Meta 73 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura Municipal de São Paulo. O objetivo é verificar se os parâmetros previstos em lei (conformidade legal) e nas recomendações internas da Controladoria Geral do Município (CGM/SP) e Secretaria de Comunicação (SECOM) estão sendo seguidos e o grau de integração das informações disponibilizadas de maneira ativa.

Avaliações

Pela nona medição consecutiva, a Controladoria Geral do Município de São Paulo lidera o ranking de melhores desempenhos do ITA com a nota 10. Outros 30 órgãos e entes públicos da PMSP também alcançaram a pontuação máxima da medição e acompanham a CGM nesta liderança. Esta mensuração do ITA mostra também que 20 pastas tiveram pontuação entre 9,00 e 9,91, ou seja, 51 sites avaliados tiveram notas classificadas na categoria “Muito Elevada de Transparência Ativa (de 9,00 a 10,00)”.

Outros 22 órgãos e entidades tiveram notas entre 7,00 e 8,99 e estão avaliados na categoria “Elevada de Transparência Ativa”. Apenas uma unidade teve nota na faixa de categoria considerada “Moderada de Transparência Ativa (6.98)”. É importante ressaltar que não houve nenhum registro de nota com a classificação “Baixa” ou “Muito Baixa de Transparência Ativa”.

Considerando a série histórica do ITA é possível afirmar que os resultados desta segunda mensuração de 2021 apresentam uma melhoria alcançada tanto em relação à medição anterior quanto a todas as medições realizadas desde 2017. Este crescimento reflete um esforço contínuo de aprimoramento e adequação na disponibilização de informações de forma ativa e atualizada nos sites institucionais dos órgãos da PMSP.

Capacitações

Desde 2020, o Índice de Transparência Ativa é avaliado por uma nova metodologia, com a mensuração semestral. A COPI, por meio da Divisão de Transparência Ativa, oferece capacitação aos órgãos e entidades da administração municipal direta e indireta, referentes aos itens que devem constar obrigatoriamente nos Botões de Acesso à Informação e Participação Social, de acordo com os manuais disponibilizados no site da Controladoria Geral do Município.

Em 2021, as capacitações foram realizadas na modalidade EAD (ensino à distância) através do Centro de Formação de Controle Interno (CFCI). Dos 74 órgãos da administração direta e indireta avaliados, 53 participaram da capacitação. Destes, 53% tiveram aumento na nota do ITA, 28% mantiveram a nota anterior e 19% reduziram a nota. Dos que aumentaram a avaliação, 11 atingiram a nota máxima, 19 se mantiveram estáveis e 4 órgãos diminuíram suas notas, mas dentro do intervalo entre 9,00 e 9,99.

A COPI também ofereceu atendimento individualizado, no formato de dúvidas, para auxiliar os órgãos. 13 pastas solicitaram o atendimento. E pela primeira vez foi realizada uma medição preliminar de forma presencial e voluntária, oferecendo a oportunidade de acompanhar o trabalho de mensuração em tempo real. Este atendimento foi essencial para que os pontos focais compreendessem, de maneira precisa, os itens a serem modificados, além de sanar as dúvidas em relação aos itens apontados no relatório. 33 órgãos participaram da medição presencial. 18 ampliaram a nota, sendo 11 Subprefeituras.

Acesse o Relatório Executivo da Mensuração do Índice de Transparência Ativa - Dezembro/2021