Plano Preventivo Chuvas de Verão Subprefeitura Parelheiros

A Subprefeitura atua durante todo o ano para evitar grandes problemas nos períodos de chuva, principalmente no verão

O distrito de Parelheiros conta com 94 córregos, todos eles em área de manancial e/ou área de proteção ambiental. Por isso, a Subprefeitura atua durante todo o ano para evitar grandes problemas nos períodos de chuva, principalmente no verão.

A Subprefeitura conta com alguns serviços específicos para minimizar os danos, são eles: Limpeza Mecânica e Manual de Córregos, Equipe de manutenção de galerias, hidrojateamento e podas de árvore com cesto elevatório e manual. São 110 funcionários trabalhando diariamente nas ruas, inclusive aos finais de semana.

Limpeza manual de córrego (Foto: Lucas Ribeiro)Limpeza manual de córrego (Foto: Lucas Ribeiro)

Ficando por dentro do trabalho preventivo

O primeiro passo para evitar os grandes danos é deixar os locais que recebem o maior volume de chuvas em plenas condições. Anualmente, no período anterior as chuvas, todos os 94 córregos recebem a limpeza mecanizada e manual. Isso impede que lama, vegetação e resíduos sólidos prejudiquem o escoamento das águas pluviais.

Aliado a isto, acontece o trabalho em conjunto das equipes de galerias e hidrojateamento. Eles limpam as galerias e desobstruindo as tubulações, removendo o excesso de pedras, areia e lixo, evitando que eles cheguem até o córrego.

Impedir que galhos e árvores cheguem até o solo é outro desafio. A poda preventiva não deixa que esses resquícios invadam as galerias e tubulações, que consequentemente, não chega até os córregos, impedindo que os mesmos transbordem, não permitindo as enchentes.



Poda de árvore com cesto aéreo (Foto: Lucas Ribeiro)

Atendendo as emergências

Mesmo com todo esse trabalho de prevenção, acontecem as emergências. Para isto, a Subprefeitura Parelheiros conta com as equipes de plantão, que ficam a postos diariamente até às 22h, mas que estão disponíveis 24h por dia, caso sejam convocadas. São 22 funcionários, divididos em uma equipe de poda de árvore, uma equipe de logradouros e dois operadores de retroescavadeira.