Corujão do Câncer: Prefeitura inicia agendamentos para pacientes que precisam de exames oncológicos

Nesta etapa do programa, serão disponibilizadas 2.300 vagas para exames de colonoscopia para pacientes com idade acima de 65 anos

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta semana os agendamentos para pacientes que aguardavam na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde para realizarem exames oncológicos na rede pública. A medida foi possível após o lançamento do Corujão do Câncer, programa que prevê, na primeira fase, o atendimento dos pacientes com os tipos de câncer de maior incidência: estômago, colorretal, tireoide e próstata.

Nesta etapa do programa, serão disponibilizadas 2.300 vagas para exames de colonoscopia para pacientes com idade acima de 65 anos, para detecção de câncer do intestino, o que representa uma oferta de vagas 13 vezes maior do que a disponível em dezembro de 2019.

+ Saiba mais sobre o programa Corujão do Câncer

Na manhã desta sexta-feira (24), os primeiros pacientes do Corujão do Câncer começaram a ser atendidos no Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara, Zona Sul da capital, e agendaram seus exames para os próximos dias após receberem as orientações sobre o preparo que deve ser feito nos dias que antecedem o exame.

“A colonoscopia é um pouco mais complicada que uma endoscopia normal pois exige um preparo muito bem orientado. Caso isso não seja bem feito existe o risco da suspensão do procedimento”, destacou o coordenador do serviço de endoscopia do Hospital Saboya, Marcos Lera.

Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura do paciente (uma chance de 60% maior). A capital paulista já atende à Lei 12.732/2012, que determina que o paciente diagnosticado com câncer deva ser tratado em menos de 60 dias. Ao ampliar o acesso ao tratamento, a Prefeitura aumenta a chance de vida dos pacientes.

“Essa iniciativa da Prefeitura me dá uma esperança de saber que vou ter a oportunidade de me tratar e cuidar. A rede pública é maravilhosa desde que seja bem gerida”, disse Luciane Vidal, uma das pacientes atendidas, que estava aguardando o exame há oito meses.

Os exames de detecção do câncer são disponíveis na rede Especializada de Média Complexidade Municipal (Ambulatórios de Especialidades, Hospitais-dia e Hospitais Municipais).

Participam do Corujão do Câncer os hospitais AC Camargo, Instituto de Câncer Dr. Arnaldo (CAVC), Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho/Einstein (Vila Santa Catarina) e Hospital Sírio Libanês, parceiros nessa iniciativa do tratamento em toda a linha de cuidado, pelo período estimado de 2 a 5 anos. Cada paciente terá um custo mensal estimado de R$ 26 mil para o município. O total de investimento no programa é de R$ 15 milhões.