Parelheiros recebe 5ª edição do Mutirão nos Bairros

Região da Zona Sul contará com ações integradas de assistência social, zeladoria, saúde, trabalho e cultura

De Secretaria Especial de Comunicação


A Subprefeitura de Parelheiros, na Zona Sul, recebe neste sábado (4) a quinta edição do Mutirão nos Bairros. O projeto, coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais, tem como objetivo levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, além de promover atividades de zeladoria. A ação em Parelheiros será realizada das 9h às 15h, na Praça Júlio César de Campos. Os mutirões anteriores foram realizados em São Mateus, Santo Amaro, Guaianases e Campo Limpo.

No local, que completa 192 anos em 6 de maio, serão executadas benfeitorias como operação tapa-buraco, limpeza com hidrojato, poda de árvores e plantio de grama. Também serão feitas limpezas manuais de córregos e galerias. Os trabalhos foram iniciados na última quinta-feira (2) na rua Dr. Dioracy do Nascimento, Praça do Trabalhador (na Avenida Teotônio Vilela) e na Estrada Ecoturística de Parelheiros.

Cultura

A Casa de Cultura de Parelheiros (rua Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari) será inaugurada às 11h do sábado e oferecerá uma ampla programação ao longo do dia. Este é o primeiro espaço cultural da região e contará com atividades como passeio ciclístico, saraus, aulas de dança, apresentações musicais e feiras de artesanato. Além disso terá cama elástica, pipoca, algodão doce e pintura de rosto.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibilizará os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe –e) da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa). Os moradores receberão orientações sobre vagas de emprego e informações sobre como formalizar uma empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Ainda serão emitidas primeira e segunda vias da carteira de trabalho. Para obter a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda, o munícipe deve apresentar boletim de ocorrência ou declaração quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.

Saúde

Distribuição de preservativos e folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), realização de teste rápido de HIV e avaliação de saúde bucal serão algumas das ações que serão promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde em Parelheiros. Também serão feitas avaliações de saúde bucal, aferição de pressão arterial e de glicemia, vacinação contra a Febre Amarela e Influenza (grupos prioritários) . A população receberá, ainda, informações sobre sinantrópicos (escorpião, baratas, entre outros); (UVIS) e arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela); (UVIS).

Os representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) apresentarão as ações para pessoas com deficiência como: Programa Cultura Inclusiva (programações culturais e acessíveis), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Central de Intermediação de Libras (CIL), Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, além de orientar e prestar informações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participará da ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que estará no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

O CRAS Parelheiros estará aberto oferecendo orientações e fazendo cadastramento no CAD e os devidos encaminhamentos.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fará atendimento por meio da equipe da Coordenação de Políticas para Mulheres, divulgando trabalhos, oficinas e atendimentos realizados nos Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher. Serão promovidas orientações sobre casos de discriminação, preconceito e racismo pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial. Estará presente uma equipe da Ouvidoria da SMDHC.

Habitação

Para o evento em Parelheiros, a Cohab contará com a van de atendimento Cohab na Área, que prestará serviços como agendamento para a central de atendimento, orientações sobre contratos, transferências e emissão de boletos. Haverá apresentação de ações de conscientização da companhia: Não seja enganado, Desplugando e Conviva bem. Saiba mais sobre elas:

Não seja enganado - Busca orientar a forma correta de aquisição de uma unidade da Cohab, evitando complicações para o comprador e até a possível perda do imóvel;

Desplugando – O programa tem o objetivo de mostrar os acidentes que aparelhos como carregadores de celular e tomadas podem provocar quando plugados por muito tempo;

Conviva bem - Orienta como viver em harmonia em condomínios. A ação conta com diversas dicas de como melhorar a convivência entre seus moradores;

Sabesp

A Sabesp também terá uma van para atender a população, onde os clientes poderão fazer pedidos de serviços, retirar segunda via da conta de água e solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações.

Também serão disponibilizados bebedouros para os participantes do mutirão. Haverá, ainda, distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.