Nesta sexta é comemorado o Dia Mundial da Água

Parelheiros fornece aproximadamente 30% de água a cidade de São Paulo e Região Metropolitana

O dia 22 de março foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1993, como o “Dia Mundial da Água”, pois já se discutia estratégias para minimizar problemas como falta de água potável.

A data tem como objetivo de alertar e conscientizar a população para que a água seja usada com consciência, evitando desperdiço e que em um futuro próximo ela não nos falte. Ações no nosso cotidiano como diminuir o tempo no banho, lavagem de louça e não jogando lixo em rios e córregos podem contribuir para resolver tal problema.

Embora cerca de 70% da superfície do planeta sejam cobertos por água, somente 2,6% desse volume correspondem a água doce. O distrito de Parelheiros é conhecido como “portal das águas” pela sua riqueza de rios e por possuir a maior área de manancial da cidade de São Paulo.

Duas grandes represas, Billings e Guarapiranga, é alimentada pelas águas da região. A Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo, e o sistema Guarapiranga é o segundo maior processo de água, responsável por abastecer cerca de 5 milhões de pessoas das zonas Sul e Sudoeste da Capital.

De acordo com dados divulgados pela ONU, cerca de 2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável em casa. Globalmente, 80% das pessoas que usam fontes de água inseguras e desprotegidas vivem em áreas rurais. O acesso à água e ao saneamento é reconhecido internacionalmente como um direito humano.

 

Foto: Alécio Cezar