Federação Muçulmana inaugura Projeto "Água, Saúde & Vida" em Marsilac

A comitiva também visitou o Hospital Municipal de Parelheiros

Nesta segunda-feira (10) a região de Parelheiros recebeu a visita do Cônsul dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo Ibrahim Salem Alalawi, os representantes da Fundação Mohammed Bin Rashid Global Initiatives Mohamad Al hammadi - chefe do departamento de ajuda e assistência externa e Mohamed Mansour - Diretor do Departamento de projetos e também Ali Hussein El Zoghbi, Delduque Martins e Ahmed Khalaf, Vice-Presidente, Diretor de Projetos e Gerente Do Departamento de Projetos da FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil) respectivamente.

A visita se iniciou com um café da manhã na Subprefeitura de Parelheiros com o Subprefeito Adailson de Oliveira o Chefe de Gabinete José Aparecido Rodrigues e alguns parlamentares e autoridades da região, Abiatar Castro Oliveira (Gerente e Departamento SABESP MSL UGR Interlagos), Aluisio Martiniano da Silva (Gerente Serviços de Esgoto SABESP), Richard Welsch (Gerente Serviços de Agua SABESP), Edson Bat Matson Silva (Gerente Comercial SABESP), Capitão Rabello (1º e 2º Batalhão da Policia Militar), Comandante Regional Ricardo da Silva (GCM), o Vereador Antônio Goulart e o Rodrigo Goulart.

Após o café da manhã a comitiva se direcionou até o bairro de São Pedro, Km 47 no Jd Embura local onde foi instalado o primeiro posto do projeto “Água, Saúde & Vida”.

O projeto “Água, Saúde & Vida” utiliza o purificador de água Ecolágua, criado por Roland Vetter, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa). A tecnologia utiliza raios ultravioleta (UV) para purificar água de rios e torná-la potável em poucos segundos. O engenheiro sanitarista Delduque Martins, diretor de projetos da FAMBRAS, foi o responsável pela adaptação do sistema e viabilização da instalação em comunidades.

O Ecolágua é capaz de purificar até 400 litros de água por hora. A eficiência de eliminação é de até 99,5% das bactérias e fungos da água. O aparelho, que pesa 13 quilos, contém uma lâmpada de luz ultravioleta, acondicionada num tubo metálico. Quando a água passa por ele, recebe o ultravioleta e sai desinfetada. A lâmpada e a bateria do aparelho duram, em média, de três a quatro anos.

A comitiva visitou também o Hospital Municipal de Parelheiros para conhecer as instalações, conheceram toda a ala de Pronto-Socorro que está funcionando no complexo, toda a visita foi guiada pelos Doutores Luiz Fernando e José Eduardo. A finalidade da visita ao hospital foi para conhecer sua estrutura, o projeto do hospital, os blocos que estão funcionando e sua infraestrutura, pois estão considerando a possibilidade de doação de equipamentos para o hospital, uma reunião com o Secretário da Saúde será agendada para obtenção dos recursos.