Conferência lúdica e convencional regional dos direitos da criança e do adolescente aconteceu no CEU Parelheiros

Cerca de 150 estudantes debateram sobre o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”

A conferência ocorreu no último sábado, 25, no Centro Educacional Unificado - Parelheiros e contou com a participação de aproximadamente 150 crianças e adolescentes das escolas públicas estaduais da região. O evento teve por objetivo debater problemáticas atuais com seu público-alvo dentro do âmbito educacional, podendo ouvir suas opiniões e o que julgam necessário para uma vida de qualidade baseando-se nas Leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Logo após a abertura do evento, deu-se início o pronunciamento das autoridades locais - secretário das subprefeituras, coordenadora de saúde, diretora regional de ensino, conselho tutelar – que seguiu com fala de uma aluna da EMEF Vargem Grande, representando as crianças e adolescentes, e encerrou com declaração de dois representantes das aldeias indígenas locais.

Para "quebrar o gelo' o público prestigiou apresentações de cantos e músicas da cultura Tupi com crianças da aldeia Krukutu e o grupo de dança Daymoon, do bairro Jd. Nova América, que trouxe um pouco do K-Pop. Para finalizar primeira parte do evento, o professor Adilson Calasans demonstrou, com recursos audiovisuais, a mudança do conceito de infância ao longo da História.

Os participantes foram divididos em 5 focos temáticos para discussão, sendo eles (i) garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; (ii) prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; (iii) orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; (iv) participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e (v) espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O debate nos eixos durou cerca de 01h30 e os participantes, junto dos oficineiros, argumentaram sobre os temas propostos. Após as oficinas todos voltaram ao auditório principal onde expuseram o que foi discutido em sala. As propostas e problemáticas apresentadas a partir do debate serão levadas à Câmara Municipal.

O evento, que durou cerca de 04h30, foi encerrado com uma breve apresentação de hip hop da dupla “Rap Game” e com os agradecimentos à comissão organizadora e aos apoiadores.

GALERIA DE IMAGENS

Fotos: Edwin Felipe Barboza