Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2018 é realizado em Parelheiros

Lar Nossa Senhora Aparecida foi palco da principal competição nacional da modalidade

Henrique Avancini e Luiz Henrique Cacuzzi brigam pela liderança. Foto: Luis Claudio Antunes/CBC

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2018 aconteceu no dia 22 de julho na pista do Lar Nossa Senhora Aparecida, em Parelheiros. A disputa - que é a principal competição nacional da modalidade - recebeu atletas com idade a partir de doze anos, para disputar o título nacional em 22 categorias.

A pista da competição ficou aberta para treinos livres nos dias 20 e 21, para que os atletas pudessem se familiarizar com o trajeto. A pista possui um relevo desafiador, repleto de vegetação nativa da mata atlântica e um percurso bastante seletivo, de 5km por volta. A estrutura também contou com dois pontos de hidratação e apoio mecânico, sendo um no início e outro próximo do fim do trajeto.

Na categoria elite masculina, o atleta Luiz Henrique Cocuzzi, da região de Parelheiros, defendia sua camisa de campeão brasileiro de 2017 pelo Lar Nossa Senhora Aparecida. Mas perdeu o título para Henrique Avancini e acabou chegou em 5º lugar após problemas mecânicos. Já na elite feminina, Jaqueline Mourão levou o troféu, depois de 10 anos afastada do esporte.

O Lar Nossa Senhora Aparecida foi representado no pódio nas categorias Infanto Juvenil Feminino (Luiza Cocuzzi - 1º lugar), Juvenil Feminino (Sabrina Oliveira da Silva - 2º lugar), Sub 23 Feminino (Jaqueline Leal de Borba - 3º lugar) e Sub 23 Masculino (Edmilson Aquelino Macedo - 2º lugar).

Lar Nossa Senhora Aparecida

Criado em 1993, o Lar Nossa Senhora Aparecida foi fundado pelo ciclista Ricardo Cocuzzi e sua esposa Selma. O local mantém uma rotina diferente de outros tantos abrigos espalhados pelo Brasil afora, além da atenção básica e dos estudos, os meninos e meninas que ali vivem pedalam todos os dias atrás de sonhos.

O Lar como é carinhosamente conhecido no meio esportivo, possui uma pista de Mountain Bike em meio a Mata Atlântica, onde mais de 250 crianças já passaram.

Toda esta dedicação rendeu frutos como participação de atletas da Equipe Lar em Jogos Panamericanos e diversos campeonatos Brasileiros e regionais. Hoje a estrela da casa é Luiz Henrique Cocuzzi, Campeão Brasileiro de Mountain Bike XCO em 2017 e cotado como uma das promessas para as Olimpíadas de Tokio em 2020.

Saiba mais sobre o Lar em www.larnsa.org.br