Bairro de Colônia comemora seus 189 anos

Em sua 13ª edição, a Colônia Fest contou com 13.000 espectadores

O bairro de Colônia comemorou seus 189 anos com a Colônia Fest, que chegou a sua 13ª edição. Realizada entre os dias 6 e 8 de Julho, a celebração contou com público estimado em 13.000 pessoas durante os três dias de festa. O propósito da festividade é resgatar a cultura alemã dos imigrantes fundadores do bairro e propiciar a interação entre as demais etnias formadoras da região.

A solenidade de abertura do festival, na sexta-feira, 6, se deu com o tradicional brinde das autoridades locais e comissão organizadora ao som da música tema da celebração, Brinde a Colônia Fest, cujo videoclipe oficial foi lançado em maio deste ano.

A festa contou com atrações artísticas entre apresentações musicais de pop, rock, samba, pagode, sertanejo, forró e, claro, músicas tradicionais alemãs com a Banda Bavária. O público pôde apreciar as danças folclóricas alemãs com os grupos Hallo Welt, Gold Und Silber, Edelweiss e Guaricana Tanzgruppe. Houve ainda intervenção artística com o Teatro de Rocokóz, desfile de cavalos e tratores e campeonato de chopp em metro.

Colônia Alemã

Colonizado em 1829, o bairro, que está dentro da Área de Proteção Ambiental Bororé Colônia e faz parte do Polo de Ecoturismo da Cidade de São Paulo, contempla diversos pontos relevantes da cultura alemã. Dentre eles, destacam-se o Cemitério de Colônia Paulista, primeiro cemitério particular de São Paulo - que abriga tradicionais famílias alemãs da época -, a escola Ernestino Lopes da Silva, que possui uma pedra como marco zero de Colônia Paulista, e a Cratera de Vargem Grande, bairro que surgiu a partir de um meteorito que caiu há 40 milhões de anos. A ocupação da região começou na década de 80 e, hoje, mais de 40 mil pessoas vivem ali.

Texto por: Amélia Rodrigues

Fotos: Página Oficial da Colônia Fest no Facebook