Distrito de Parelheiros comemora seu 184º aniversário

Venha participar dessa grande festa em comemoração ao aniversário de Parelheiros

O extremo sul da Cidade está em festa! No dia 6 de maio, Parelheiros comemora mais um aniversário e o tema dos festejos deste ano será a Cultura Sertaneja de Parelheiros. Na programação constam feira de exposições, concurso cultural, desfile cívico-militar, muita música e artesanato, além das tradicionais barracas de alimentação, que ficarão montadas durante todo o final de semana da festa, na Rua Terezinha do Prado Oliveira, que ficará interditada para receber a festa entre às 8h do sábado até às 7h da segunda, para quem quiser se deliciar.

Na sexta-feira (6), terão início as festividades com uma sessão solene, a ser realizada no Espaço Beija-Flor, no CEU Parelheiros, às 19 horas. No dia seguinte (7), no mesmo local, às 16 horas, se inicia a programação cultural, com a apresentação do grupo teatral Heregium, que retratará um pouco da história de Parelheiros nos 60 minutos de espetáculo.

A celebração continua na segunda-feira (9), com a “I Semana Esportiva em Comemoração ao Aniversário de Parelheiros”. Até sexta- feira (13) serão realizadas as eliminatórias das modalidades de handebol, basquete e futsal, para que no sábado (14) sejam disputadas as finais, com a premiação dos campeões, vice-campeões e terceiro lugar.

Na terça-feira, 10 de maio, às 16 horas, o Grupo Vocacional de Dança Contemporânea do CEU Parelheiros fará uma apresentação no Espaço Beija-Flor. Na mesma data e local, inicia-se também a Exposição Cultural, onde será possível conhecer fotos e objetos antigos que retratam bem a região do extremo sul da Cidade, além de poder conferir os desenhos feitos pelos alunos do ensino fundamental das escolas da região, que participaram do concurso cultural que retratasse o tema da festa.

Na quarta-feira, o Espaço Beija-Flor recebe, às 16 horas, a apresentação teatral “Circo – Teatro Ambiental Nascentes do Mono”, cujos integrantes são moradores do bairro da Barragem, e que conta um pouco da história da região. O espetáculo tem duração média de 50 minutos. Fechando a semana cultural, na sexta-feira (13) às 16 horas, acontece no mesmo local, uma apresentação de músicas Guarani com o coral indígena da Aldeia Krukutu.

No sábado (14), além da premiação do torneio esportivo, a festa recomeça às 12 horas, com apresentações regionais de música e dança. Já no domingo (15), as atividades comemorativas começam a partir das 10 horas, com o tradicional desfile cívico-militar. As fanfarras irão se apresentar, seguidas do desfile de parelhas, charretes e carruagens. O encerramento do desfile será feito pelo “Boi do Gordinho”, famoso na região, acompanhado dos cavaleiros.

A programação de palco terá início às 14 horas, com a premiação do concurso cultural de desenho. Serão três troféus, em formato de violão, confeccionados em madeira, que serão entregues aos vencedores. Ao longo do dia, além de shows e festivais, quem comparecer ao evento poderá, gratuitamente, fazer testes de glicemia e verificar sua pressão arterial. O encerramento das comemorações, no domingo, será celebrado com a queima de fogos prevista para acontecer às 22 horas.

Um pouco sobre Parelheiros

Os distritos de Parelheiros e Marsilac constituem a maior área territorial das 31 subprefeituras de São Paulo. São 353 Km2 ricos em recursos naturais: água límpida, florestas e ar puro - um verdadeiro patrimônio ambiental da metrópole paulista. A região produz 24% da água de que São Paulo precisa para a realização de atividades industriais, lazer, agricultura e abastecimento público. Essa porção de território é tão importante que está protegida por várias leis federais, estaduais e municipais. O conjunto de matas e os trechos de terra permeáveis à penetração do solo, sem moradias, criam um ambiente favorável ao aparecimento de riachos e olhos d’água, que acabam por formar as represas Billings e Guarapiranga.

O povoamento do território começou com a chegada de 94 famílias alemãs em 1829. O nome Parelheiros também tem origem germânica: os primeiros habitantes costumavam fazer corridas com um tipo de carruagem, chamado parelha, e daí deriva-se a denominação. Seguiu-se a colonização japonesa na década de 50 que desenvolveu a agricultura, transformando os distritos de Parelheiros e Marsilac na maior área agrícola de São Paulo.

Hoje, estima-se que a região tenha 200 mil habitantes, divididos entre 90 bairros e 2 aldeias indígenas: Pyau (Krukutu) e Tenondè Porã (Morro da Saudade), de um subgrupo guarani com cerca de 1000 pessoas, que moram na estrada da Barragem. A região, por suas características rurais, apresenta um grande potencial turístico, com condomínios residenciais, trilhas, passeios a cavalo, cachoeiras, centros espirituais, casarios, cemitérios - um deles com mais de 200 anos - além de estações férreas com planos de reativação dos trens de passeio.


Programação
6 DE MAIO - SEXTA-FEIRA
19 horas: abertura oficial do evento - sessão solene e ato ecumênico
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

7 DE MAIO – SÁBADO
16 horas: apresentação do grupo teatral HEREGIUM – um pouco sobre Parelheiros (duração de 60 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

9 A 13 DE MAIO – SEGUNDA À SEXTA-FEIRA
Eliminatórias da I Semana Esportiva em Comemoração ao Aniversário de Parelheiros
Local: CEU Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira

10 A 13 DE MAIO – TERÇA A SEXTA-FEIRA
A partir das 12 horas: feira de exposições
Local: CEU Parelheiros – Rua Terezinha do Prado Oliveira

10 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
16 horas: apresentação do grupo vocacional de dança contemporânea do CEU Parelheiros (duração de 15 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

11 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
16 horas: apresentação teatral “Circo – Teatro Ambiental Nascentes do Mono” (tema: a história de Parelheiros - duração de 50 minutos)
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

12 DE MAIO - QUINTA-FEIRA
16 horas: contação de lendas japonesas
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

13 DE MAIO – SEXTA-FEIRA
16 horas: apresentação de músicas guarani com o coral indígena da Aldeia Krukutu
Local: CEU Parelheiros – Espaço Beija-Flor – Rua Terezinha do Prado Oliveira

14 DE MAIO – SÁBADO
12 horas: abertura da praça de alimentação e de artesanato, apresentações culturais e premiação do torneio esportivo
Das 14 às 22 horas: apresentação musical com artistas locais
21 HORAS: APRESENTAÇÃO MUSICAL COM NEGRITUDE Jr.
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira

15 DE MAIO – DOMINGO
10 horas: desfile cívico-militar, com as forças de segurança que atuam na região, desfile das escolas da região e desfile com cavalos
Das 14 às 22 horas: premiação do concurso cultural e apresentação de artistas locais
21 HORAS: APRESENTAÇÃO MUSICAL COM CRAVEIRO & CRAVINHO
22 horas: encerramento do evento com show pirotécnico
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira