Novo Posto de Saúde de Marsilac

A UBS do Jardim Embura tem médicos, dentistas, nutricionista e psicóloga

 

Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Embura, no distrito de Marsilac, conta com consultórios médicos e odontológico, além de salas de medicação e raio-X. Também são oferecidos grupos de exercício físico e de controle nutricional.


Desde 14 de outubro o distrito de Marsilac, localizado na subprefeitura de Parelheiros, no extremo da zona sul, ganhou um novo equipamento de saúde - Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Embura. O prédio foi ampliado e recebeu a infra-estrutura para melhor atender aos cerca de seis mil habitantes que vivem na região. Cerca de 90% dos moradores do entorno são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A UBS Jardim Embura conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No prédio atuam também uma de saúde bucal (formada por dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico em saúde bucal) e outra de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituída por multiprofissionais como psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeutas.

A unidade conta com consultórios médicos e odontológico, além de salas de medicação, procedimentos, raio-X odontológico, curativos, inalação, vacinas e de papanicolau. Na UBS serão oferecidos grupos de exercício físico, de caminhada, de hipertensão e diabetes, de controle nutricional, de saúde da mulher, de aleitamento materno, de planejamento familiar e de saúde bucal.

Os moradores do distrito de Marsilac dispõem de outros serviços de referência no extremo sul da cidade: Assistência Médico Ambulatorial (AMA) Parelheiros, Centro Odontológico de Especialidades (COE) Parelheiros e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Parelheiros. A UBS Embura, gerenciada em parceria pela Associação Saúde da Família, fica na rua Benedito Schunk, nº 8. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.