Parelheiros recebe o 4° Encontro da Pessoa Negra

Será neste sábado, 6 de novembro

Neste sábado, 6 de novembro, o Centro de Cultura Afro-brasileira ASÉ YLÊ DO HOZOOANE promove a 4ª edição do “Encontro da Pessoa Negra em Parelheiros”. O evento será dedicado ao encontro de artistas de diversos segmentos – teatro, música, dança, artes plásticas, artesanato, dentre outros – e à promoção de arte e cultura para a população da região, carente em opções culturais como cinemas, teatros, ou centros culturais. Entre os nomes confirmados, estão: Balé Afro Mona Kavungo; Pirituba (da Banda Farufyno) e Edu Batata; Projeto Mucambos – Jotappe, Ana Paula Barros e Shirê Ylê do Hozooane; Marcelo Mira e Forró Me pegue pra Xamegar, entre outras atrações. Haverá, ainda, artesanato, visita monitorada e gastronomia local.

O encontro tem como objetivo promover um espaço para difusão, divulgação e discussão sobre a cultura e a arte afro-brasileira, e democratizar a cultura na região de Parelheiros. Busca unir artistas locais e de fora da região, promovendo um intercâmbio cultural com o público.

O Encontro também terá uma finalidade beneficente, através da comercialização de artesanato produzido na própria ONG, por artesãos locais, buscando a geração de renda para a comunidade local.
 

Centro de Cultura Afro brasileira Asé Ylê do Hozooane
Uma instituição que luta pela valorização da cultura afro-brasileira e conseqüente promoção da diversidade cultural, proteção ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população. A área de atuação e abrangência da Sociedade Beneficente Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê do Hozooane compreende a região de Parelheiros e Marsilac, que constitui território peculiar no contexto da metrópole paulistana, tanto pelo baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (o mais baixo da capital), quanto pela distância do centro administrativo, alto índice de vulnerabilidade juvenil, como pelo peculiar adensamento populacional de cerca de 6% ao ano.

Dentro deste contexto, o Asé Ylê do Hozooane promove ações que desenvolvem a auto-estima e a afirmação social da comunidade adjacente, com atividades voltadas ao desenvolvimento sócio-cultural de adolescentes e de seus familiares, proporcionando um ambiente sadio que possibilita a integração e socialização das pessoas.

Dentro deste contexto, o Asé Ylê do Hozooane promove ações que desenvolvem a auto-estima e a afirmação social da comunidade adjacente, com atividades voltadas ao desenvolvimento sócio-cultural de adolescentes e de seus familiares, proporcionando um ambiente sadio que possibilita a integração e socialização das pessoas.

A ONG tem como parceiros: Subprefeitura de Parelheiros, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, FEMA – Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Prefeitura Municipal de São Paulo (fonte financiadora dos projetos “Turismo Étnico e Valorização da Cultura Afro-brasileira” e “Mona Kavungo – Movimentos da Natureza”) - Barros & Ruiz Gestão em Turismo (www.barros.tur), Instituto Pedro Matajs (www.ipm.org.br) e Ateliê de Pano (www.ateliedepano.com.br).

PROGRAMAÇÃO

13 horas – Início
13h30 - Pirituba (Banda Farufyno) e Edu Batata
15 horas - Visita monitorada Asé Ylê do Hozooane
16 horas - Samba de roda
16h30 – Balé Afro Mona Kavungo
18 horas - Forrozão Me Pegue pra xamegar
19h30 - Marcelo Mira – REGGAE POP
21 horas – Projeto Mucambos: Jotappe, Ana Paula Barros e Shirê Ylê do Hozooane. Músicas, dança e Shire afro.

Serviço:
“4° Encontro da Pessoa Negra em Parelheiros”
Dia: 6 de novembro
Horário: a partir das 13h
Local: LOCAL – SEDE DO ASÉ YLÊ DO HOZOOANE
Av. Conde de Fontalva, 80/100 - Jd. Santa Fé - Parelheiros – São Paulo - SP