Parelheiros inaugura UPA e CDI

No dia em que São Paulo completou 468 anos, Parelheiros ganhou dois belos presentes na área da saúde

Inauguração do CDI São Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)Inauguração do CDI São Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)Inauguração do CDI São Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)ão Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)Inauguração do CDI São Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)icará marcado na história para a região de Parelheiros. Foi a data em que a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Centro Dia para Idosos – CDI São Pedro, foram inauguradas. Com isso, a expectativa é de que o sistema de saúde em Parelheiros passa a funcionar com mais fôlego e maior capacidade de atendimento. A inauguração contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; do Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido; do Presidente da Câmara dos Vereadores, Milton Leite; do Deputado Federal, Alexandre Leite; do Subprefeito de Parelheiros, Marco Furchi, entre outras autoridades.

 


Inauguração da UPA Parelheiros (Foto: Lucas Ribeiro)


Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a inauguração de uma UPA em Parelheiros é muito significativo, porque é a região de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São Paulo. “Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável. A nossa forma de governar é não deixar obra parada e atender as necessidades das pessoas. É por isso que no orçamento direcionamos R$ 5 bilhões em investimentos para as regiões mais pobres. Nossa meta é expandir o número de equipamentos e fortalecer o atendimento humanizado em cada região. A gente inaugura hoje e amanhã a população já pode ser atendida”, explicou o prefeito.

“É mais um esqueleto que a gente finaliza, herança da gestão anterior. Foram anos de luta e conseguimos entregar esta obra tão importante para a população”, disse Milton Leite.

A UPA Parelheiros contará com 451 colaboradores, e pretende realizar 16 mil atendimentos mensais, com leitos de urgência, ortopedia, triagem, sala de medicação e sala de inalação adulto e infantil, além de farmácia, consultório médico e odontológico. Ao todo são 27 leitos, 84 salas para consultório e posto de enfermagem, 24h por dia, durante os sete dias da semana. Serão mais de 16 mil atendimentos mensais.

O Subprefeito de Parelheiros, Marco Furchi, ressaltou os investimentos que estão sendo feitos em Parelheiros nos últimos anos. “Parelheiros está sendo revitalizada. Foram mais de 250 ruas reurbanizadas obras de infraestrutura, como a obra emergencial do córrego no centro de Parelheiros, que acabou com os problemas de enchentes na região. As obras na área da saúde, como esta UPA e também o CDI. A Casa de Cultura de Parelheiros está passando por reformas. O Turismo está recebendo atenção, com o apoio da Subprefeitura para os empreendedores locais. Tudo isso para romper a inércia em todos setores para trazer uma vida mais digna para a população de Parelheiros”, diz o Subprefeito.

População carente também precisa sorrir

Já o deputado Federal, Alexandre Leite, destacou a importância da UPA oferecer tratamento odontológico 24h por dia. “É de extrema importância o atendimento odontológico para essas pessoas, porque elas merecem sorrir, o povo de Parelheiros merece e precisa sorrir”, disse o deputado.

Centro Dia para Idosos – CDI São Pedro

O serviço, conveniado com a Organização Social Jovens do Futuro, é o primeiro entregue na região e vai disponibilizar 30 vagas a idosos, que podem ficar no local das 7h às 19hs. No local possibilita aos idosos a realização das mais diversas atividades durante o período de estadia no local. A área de lazer, por exemplo, conta com opções como piscina, churrasqueira, um campo de futebol e uma quadra, além de espaço livre com muito verde.

O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, em sua fala também destacou a importância de acolhimento aos idosos. “Se antes o Brasil tinha uma sociedade jovem, agora a população é madura e está caminhando para ser pais de idosos. Se quisermos ter uma nação igualitária e justa, temos que oferecer serviços públicos, saúde e seguridade social aos nossos idosos”, completou Rodrigo Garcia.

A programação do CDI São Pedro, que acontecerá de segunda a sexta-feira, conta com atividades como musicoterapia, artesanato, jogos e ações de interação e estímulo à convivência. Além das três refeições diárias que serão servidas (café da manhã, almoço e café da tarde) e das ações complementares citadas acima, os idosos passarão parte do seu tempo recebendo acompanhamentos específicos com profissionais de fisioterapia, psicologia e enfermagem.

 

Inauguração do Centro Dia Idoso - CDI São Pedro (Foto: Lucas Ribeiro)