Cidade de São Paulo se prepara ininterruptamente para o período de chuvas

Diariamente, as 32 subprefeituras da cidade atuam no período de estiagem

No intuito de minimizar os impactos causados pelas próximas chuvas de verão nas áreas urbanas e periféricas da cidade, a Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza serviços de limpeza urbana e zeladoria, além da manutenção e desassoreamento dos piscinões da cidade - monitorados em tempo real.

Ao longo do ano, no período de estiagem, entre meados de março e setembro, diversas ações são realizadas com intuito de reduzir impactos, como limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. As equipes retiram detritos das margens e da extensão dos córregos e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e evite a proliferação de doenças. Também faz a coleta adicional de resíduos sólidos domiciliares, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados.


Equipes realizando a limpeza de bueiro com o caminhão hidrojato



De janeiro a setembro de 2022, a Secretaria Municipal das Subprefeituras realizou cerca de 101 milhões de m2 de corte de mato e grama. Foram 25.417 bocas de lobo, grelhas e poços de visita reformados, inclusive com troca de tampas. Das galerias e ramais foram retirados 1.943 m3 de detritos, em cerca de 678 mil metros de extensão. Dos piscinões, foram retiradas cerca de 150 mil toneladas de detritos, em 1.294.939 m2 de extensão. Também foram podadas 111.582 árvores e 129.553 metros de guias, sarjeta e sarjetão foram reformados. Os serviços são realizados ininterruptamente em todas as regiões, nas 32 subprefeituras da cidade.

A microdrenagem manual e mecanizada tem o objetivo de desobstruir galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Este ano, as ações de limpeza de galerias e ramais percorreram uma extensão 15% maior do que em 2021. A quantidade de poços de visita e bocas de lobo também cresceu em 14%. As galerias também passam por reformas para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem.
A poda de árvores é importante para diminuir as obstruções nas vias e os acidentes causados por quedas durante tempestades. As ações acontecem durante todo o ano.

Os piscinões retêm parte da água pluvial e reduzem os impactos de alagamento nas vias. As equipes realizam manutenção, desassoreamento e limpeza preventivamente em períodos de pouca chuva e de acordo com a necessidade de cada reservatório, para que estejam aptos a operar em alta demanda. Este ano, a área limpa pelas equipes subiu em 25% em relação a 2021.




Sistema de Monitoramento de Piscinões (em tempo real)

Um sistema inédito de monitoramento nos piscinões da cidade, centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação dos reservatórios e escoamento da água. Por meio da rede de telemetria e telemonitoramento, é possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO2 acumulado.


Sistema de monitoramento em tempo real dos piscinões da cidade


Com estas informações, um centro de controle operacional instalado dentro da SMSUB realiza o acompanhamento à distância e consegue viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem.
Até pouco tempo, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.

Vale lembrar que um piscinão é um reservatório que recebe água excedente de rios para evitar transbordamentos, e, posteriormente, o líquido é bombeado de volta. O sistema consegue definir o melhor momento para o bombeamento e sua intensidade. Pela primeira vez, a secretaria tem um procedimento operacional centralizado para os piscinões.

Confira abaixo os trabalhos realizados em cada uma das 32 subprefeituras da cidade: