Campo de Bagatelle ganha meio milhão de plantas e flores nativas

Paisagismo direciona o olhar para a réplica do 14 Bis, o avião de Santos Dumont que entrou para a história ao levantar voo em Campo de Bagatelle, Paris

Quem seguir as flores vai encontrar o avião que deu início a um marco nas histórias da velocidade e da inventividade. As avenidas que chegam na rotatória da Praça Campo de Bagatelle, agora convergem para a réplica do 14 Bis. É esse o trajeto feito por milhares de plantas e flores formando esses corredores sobre o gramado.

A rotatória tem 31,8 mil metros quadrados e o feito histórico do pai da aviação, Santos Dumont, ganha a valorização por meio das plantas. Espécies nativas como a lutiela, clusia, íris da praia, vieram do viveiro Municipal para o plantio na praça. Entre elas está a grama amendoim, fartamente distribuída, com quase 300 mil mudas. Com folhas verde-escuras e flores amarelas, a forração é muito usada em projetos paisagísticos pelo país.

Como a praça é o ponto de encontro de grandes avenidas e sem circulação de pedestres, a proposta da Prefeitura, através da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), foi criar anéis de mudas bem próximos à borda da rotatória para que os motoristas pudessem dos carros ter uma visão privilegiada. Entre eles os pilotos que participam neste sábado, 25/03, do mundial da Fórmula-E, em São Paulo e que devem passar pelo local a caminho do sambódromo, onde acontece a etapa brasileira do campeonato.

Uma oportunidade para que, a caminho do circuito, vejam o 14 Bis inventado por um brasileiro que pilotou o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por conta própria. E voou pelo Campo de Bagatelle francês com a impressionante velocidade de 30,8 km/h. Hoje, um monoposto da Fórmula E atinge 220 km/h em três segundos. Fica a dúvida sobre o que diria sobre o assunto o pai da aviação.

Paisagismo

A implantação do novo paisagismo levou 22 dias e começou em 27 de fevereiro. Além das espécies nativas, as árvores ganharam a companhia de espécies exóticas como a dracena vermelha, a moreia, lambari e um conjunto de lírios como o tijolo, o amarelo e o laranja. A cartela de cores também tem os tons do verde e do roxo e é o contraste entre eles que faz o desenho na rotatória.

Todas as plantas são consideradas rústicas, com ótima adaptação ao sol e calor.

Veja a lista e a quantidade de mudas usadas no projeto:

Lutiela — 2116 mudas
Lirio Amarelo — 2130 mudas
Lirio Tijolo — 1130 mudas
Lírio Laranja — 1530 mudas
Lambari — 2700 mudas
Grama amendoim — 297.750 mudas
Clorofito — 46.928 mudas
Moreias — 16.615mudas
Iris da praia — 40.000 mudas