Capital paulista investe em formatos inteligentes para combater enchentes

O resultado aparece na redução dos pontos de alagamentos: em 2022 é de 62% se comparado a 2018. Foram investidos 274 milhões de reais na manutenção dos serviços de drenagem.

Com o maior investimento dos últimos 5 anos, a Prefeitura de São Paulo atua para diminuir os transtornos causados à população paulistana pelas chuvas. A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), faz o monitoramento em tempo real das condições climáticas e a manutenção dos 37 piscinões sob responsabilidade da Prefeitura. Até este mês de dezembro, a capital paulista registrou 22 pontos de alagamentos. Em 2018, foram 57. Investimento e manutenção têm mitigado os efeitos das fortes chuvas.
Alguns locais que historicamente viviam embaixo d’água na cidade, hoje não passam mais por isso, devido ao uso da tecnologia que prevê temporais, ventanias e tempestades na capital. Além da inteligência com o cruzamento de dados para as ações preditivas do Sistema Urano, os piscinões da cidade são monitorados 24 horas por dia, todos os dias do ano. Hoje, se tem a noção exata da capacidade de cada piscinão, fazendo assim um trabalho preventivo.
Somente em 2022, a SMSUB investiu mais de 274 milhões de reais em manutenção de sistemas de drenagem para combater enchentes. Mas são inúmeros os serviços realizados em conjunto que levam o melhor resultado ao munícipe.
Além disso, hoje, cada situação é identificada com assertividade, já que não há necessidade de dispor de equipes em locais que não necessitam de algum tipo de intervenção, o problema é tratado no dia e local certo.

Serviços


Ao longo deste ano, no período de estiagem, entre meados de março e setembro, diversas ações foram realizadas com intuito de reduzir impactos, como limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. As equipes retiram detritos das margens e da extensão dos córregos e cortam o mato que cresce nas beiras, para que não haja interrupções no fluxo da água da chuva e evite a proliferação de doenças. Também faz a coleta adicional de resíduos sólidos domiciliares, antecipação das coletas de resíduos de varrição e coleta de pontos críticos e pontos viciados.
Prevendo também períodos com fortes ventos, a poda de árvores é uma prioridade e um dos serviços mais relevantes para diminuir transtornos com obstruções nas vias e acidentes causados por quedas durante tempestades. As ações acontecem durante todo o ano. Somente este ano, foram podadas mais de 134 mil árvores na cidade.


Quando a SMSUB recebe solicitações de poda ou remoção de árvores que estejam em contato com a rede elétrica, estas são encaminhadas automaticamente a Enel, para que realize o corte dos galhos da rede.
Após a intervenção por parte da concessionária, a Subprefeitura dá continuidade ao serviço de poda/remoção. No momento, 1.487 árvores estão pendentes deste serviço por parte da empresa. Em convênio renovado em Junho de 2022, as regras para poda e prazo foram ajustadas para melhor atendimento e agilidade a favor da população.

Resultados


Resultado deste trabalho, é que entre janeiro e novembro de 2022, foram reformados 28.309 poços de visita e bocas de lobo, inclusive com troca de tampas. Sobre as galerias, mais de 18.998,85m foram reformadas. Além disso, foram retiradas cerca de 128.793,16 toneladas de detritos nos córregos na cidade em 1.511.012,81 metros de extensão. Em relação à microdrenagem, foram retirados 2.270,04 metros cúbicos de detritos em galerias e ramais. Dos piscinões, foram coletadas 182.314,01 toneladas de detritos em 1.609.715,91 m² de extensão e realizados 122.941.088,92 m² em corte de mato e grama. Os serviços são realizados ininterruptamente em todas as regiões, nas 32 subprefeituras da cidade.
A microdrenagem manual e mecanizada desobstrui galerias, ramais, poços de visita e bocas de lobo para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem da cidade. Este ano, as ações de limpeza de galerias e ramais percorreram uma extensão de mais de 15% que em 2021. A quantidade de poços de visita e bocas de lobo também cresceu em 14%. As galerias também passam por reformas para garantir o pleno funcionamento do sistema de drenagem.
Os piscinões retêm parte da água pluvial e reduzem os impactos de alagamento nas vias. As equipes realizam manutenção, desassoreamento e limpeza preventivamente em períodos de pouca chuva e de acordo com a necessidade de cada reservatório, para que estejam aptos a operar em alta demanda. Este ano, a área limpa pelas equipes subiu em 25% em relação a 2021.

Sistema Urano atua nos piscinões


Um sistema inédito de monitoramento nos piscinões da cidade, centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação dos reservatórios e escoamento da água. Por meio da rede de telemetria e telemonitoramento, é possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO2 acumulado.

 

Centro de Controle Operacional do Sistema Urano


Com estas informações, um centro de controle operacional instalado dentro da SMSUB realiza o acompanhamento à distância e consegue viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem.
Até pouco tempo, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.
Vale lembrar que um piscinão é um reservatório que recebe água excedente de rios para evitar transbordamentos, e, posteriormente, o líquido é bombeado de volta. O sistema consegue definir o melhor momento para o bombeamento e sua intensidade. Pela primeira vez, a secretaria tem um procedimento operacional centralizado para os piscinões.

 

Para saber mais sobre o Sistema Urano, clique na imagem abaixo e acompanhe as nossas redes sociais!