Nos 200 anos de independência do Brasil, Figueira-das-lágrimas tem “filha” plantada entre a Avenida Dom Pedro I e Praça do Monumento

Proveniente das sementes da figueira anciã, muda agora esta mais perto do Museu da Independência.

A última testemunha viva da Independência, que completou 200 anos nesta quarta-feira, 07 de setembro, gerou frutos e sementes. Uma de suas "filhas" agora mora em frente ao Monumento do Ipiranga. É nesse altar que celebra o surgimento do Brasil como nação livre, que a Figueira-das-Lágrimas foi plantada em homenagem ao bicentenário do país. A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), presenteou a cidade com um marco histórico, botânico e cultural da Capital paulista.

Com mais de 4 metros de altura e grande beleza, a muda foi cultivada a partir de sementes da árvore anciã, está apta para o plantio e foi doada à Prefeitura de São Paulo pelos paisagistas Alex Vicintin e Ricardo Cardim.

Estima-se que a árvore Figueira-das-lágrimas tenha aproximadamente 240 anos. É uma longeva árvore nativa da Mata Atlântica e uma referência da São Paulo do século 19. A árvore ainda vive no antigo caminho que ligava o Porto de Santos a antiga Vila, hoje a Estrada das Lágrimas.

A árvore histórica

A Figueira-das-lágrimas é, na verdade, uma Figueira-Brava (Ficus Organensis). Essa árvore é nativa da Mata Atlântica. Quando em mata fechada, o exemplar arbóreo pode atingir até 30 metros de altura. A Figueira-das-lágrimas ganhou esse nome porque está localizada na antiga rota utilizada pelos soldados que estavam a caminho da Guerra do Paraguai (1864 - 1870). A estrada ligava o Porto de Santos à antiga Vila, hoje Estrada das Lágrimas.

No século XIX, a árvore servia de referência para despedidas dos familiares e amigos. Diante desta árvore já passaram mercadores, soldados, viajantes e até os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II.

A Figueira-das-lágrimas, que está localizada no território sob jurisdição da Subprefeitura Ipiranga, tem seu reconhecimento em uma placa forjada em bronze que para preservação e segurança é guardada pela Administração Regional. Após a sua exposição neste 7 de setembro, voltará aos cuidados da Subprefeitura Ipiranga.

Atualidade

A Figueira-das-lágrimas tem entre 10 e 12 metros de altura e está localizada na Estrada das Lágrimas, 505. Documentos históricos datam que em 1862 a árvore já era considerada adulta. Para preservar o local, em 2020 a Subprefeitura Ipiranga criou a praça Figueira das Lágrimas, onde vive a árvore mais antiga da cidade.

A praça recebeu a instalação de banco, refletores, pintura, grafite, entre outras benfeitorias. As placas de bronze com poemas sobre a árvore foram reproduzidas na nova praça e visam valorizar a preservação do patrimônio histórico da cidade.