Prefeitura inicia paisagismo em trechos da Marginal Tietê

Ações de jardinagem ocorrem entre as pontes Atílio Fontana e dos Remédios, sentido centro

Foto: SMSUB/Divulgação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), realiza ações de paisagismo na Marginal Tietê, entre as pontes Atílio Fontana e dos Remédios, no sentido centro.

Os trabalhos, que estão inclusos no programa FLOReCIDADE, abrangem 53.848 mil metros quadrados de praças e canteiros centrais da via, sentidos centro e bairro. Ao todo, nove equipes executam os serviços no local (*quais os dias e horários)

O projeto segue as seguintes etapas: limpeza das áreas, preparo do solo e, por fim, o plantio de diversas espécies vegetais, entre íris da praia, clorofito, dracena, clusia, moreia, vedelia, além de 52.893 metros quadrados de grama esmeralda. No total, serão utilizadas 53 mil mudas nas áreas verdes contempladas.

Programa FLOReCIDADE

Programa de paisagismo implementado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) em junho de 2019, o FLOReCIDADE já plantou mais de 800 mil mudas de plantas na capital. Revitalizou e mantém mais de 342 mil m² de áreas verdes conservadas em vias de grande circulação.

Os trabalhos diários, que são realizados pelas equipes do Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), atuam em praças e canteiros centrais. Os serviços incluem corte de grama, rastelamento, despraguejamento manual, adubação, irrigação, poda de espécies ornamentais e plantio de reposição.

O plantio seleciona espécies apropriadas ao ambiente, que deixam a paisagem mais colorida e as áreas verdes, mais bem cuidadas. Dentre diversas espécies, são utilizadas moreias, agapanto, clusia, barba-de-serpente, íris-da-praia, azaleia, grama amendoim, bela emília e dracena.

O FLOReCIDADE atua nas avenidas dos Bandeirantes, General Ataliba Leonel, Radial Leste, Luiz Dumont Villares, Salim Farah Maluf, República do Líbano, Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, Jabaquara, Marginal Tietê (entre as pontes Atílio Fontana e dos Remédios) e canteiro central da Avenida 23 de Maio. Também, as praças Sebastião Jayme Pinto e Felisberto Fernandes, além das ruas Glauber Rocha e Pinheiro Guimarães.