Projeto piloto da Secretaria das Subprefeituras substitui tampas de poços de visita por placas pré-moldadas

As vedações, antes já feitas de ferro fundido, agora serão fixadas à uma laje de concreto para evitar desníveis no pavimento, além da ocorrência de furtos dos materiais

Foto: SMSUB/divulgação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), iniciou no mês de agosto de 2021 a implantação de um projeto piloto que prevê substituir tampas dos poços de visita por placas pré-moldadas, na Cidade de São Paulo.

Desenvolvidas por técnicos da SMSUB, as vedações, antes já feitas de ferro fundido, agora serão fixadas à uma laje de concreto.

Dos 17 endereços que ganharam os novos tampões, seis estão na região do Cambuci, quatro no Bom Retiro, dois na Bela Vista, dois na Santa Cecília e três na Sé.

Em poucos meses, a implantação já traz benefícios para o município, visto que as placas instaladas não apresentaram problemas de acomodação e nenhuma solicitação de reparo ou qualquer manutenção foi registrada nesses pontos.

Os poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros, são construídos em locais estratégicos, destinados à visita de técnicos para manutenção preventiva e corretiva nas áreas de serviço subterrâneos, possibilitando a manutenção de sistema de drenagem, gás e telefonia, sem que haja a necessidade de se escavar o solo, produzindo, assim, maior economicidade e celeridade às ações da administração pública.

Muitos desses poços estão em vias públicas de pavimento flexível composto por uma mistura asfáltica, sendo totalmente afetadas pelo intenso tráfego de veículos e pelo constante recapeamento da via; diferentemente do pavimento rígido, que apresenta maior resistência característica à tração provocada por veículos mais pesados.

Diante disso, e pela falta de padronização na estrutura do entorno dos tampões de ferro é que, no momento do recapeamento, as entradas aos poços de visita acabam ficando desnivelados quando comparadas ao pavimento.

Assim, por meio da análise constante de técnicos especializados da SMSUB, percebeu-se a necessidade de implementação da laje pré-moldada de concreto a fim de corrigir essas imperfeições, evitando acidentes e possíveis danos materiais à população. Além disso, concorre para uma eficiência aos gastos públicos, uma vez que a administração dispõe de recursos limitados e busca o aperfeiçoamento das ações e modernização dos serviços, de acordo com as necessidades surgidas com o tempo, no âmbito municipal.

A fase de testes ocorreu entre setembro e dezembro de 2021. Atualmente está em andamento a contratação para execução do serviço, em atendimento à demanda da cidade nas vias com grande circulação de veículos.

A nova fixação objetiva, ainda, coibir o furto de tampas dos poços de visita, uma vez que a abertura deixa de ser rosqueável passando, nos novos modelos, a ser articulada. A Prefeitura de São Paulo faz a manutenção e recolocação de grelhas e tampas de bueiro, quando furtadas ou quebradas, das ruas e calçadas.

O valor dos novos moldes é de R$ 1.300 e, em quatro meses de teste, nenhuma unidade apresentou necessidade de reparo. Já os antigos custam R$ 1.950 e precisam de manutenção trimestral.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram reformados 2.747 poços de visita, inclusive com a troca e reposição de tampas. Ao perceber a falta de tampas em bueiros, o munícipe pode acionar a Central SP156.