São Paulo inaugura o maior centro popular de compras da América Latina

Megaempreendimento abriga os comerciantes da Feira da Madrugada, integra o circuito de compras da Capital, além de atrair investimento e gerar empregos

 

Foto: Edson Lopes Jr/SECOM

Na noite de quinta-feira (18), a cidade de São Paulo inaugurou o maior Centro Popular de Compras da América Latina, um mega shopping de 182 mil m² que ocupará o local onde funcionou a antiga Feira da Madrugada, no bairro do Brás. O prefeito Ricardo Nunes participou do evento de inauguração e destacou a importância do estabelecimento para a retomada da economia na cidade. “O Centro de Compras demonstra o que significa São Paulo, que tem o maior PIB do país e um povo empreendedor e trabalhador. Nesse local maravilhoso serão 4 mil boxes para atender 100 mil pessoas diariamente, que estarão aqui fazendo suas compras e aquecendo a economia”, relatou.

Ricardo Nunes citou o momento importante da cidade com uma rede de saúde bem estruturada que atendeu a todos durante os períodos de maior crise na pandemia. “Hoje São Paulo se tornou a 'capital mundial da vacina', pois a população confiou na vacina e foi se vacinar. Isso possibilitou que, agora, podemos possibilitar que cada trabalhador ganhe seu pão de cada dia com muita luta e suor, ajudando o desenvolvimento da cidade tendo condição de trabalhar com dignidade num espaço amplo, gerando emprego e renda, pois aqui terá muito movimento”, finalizou o prefeito. No evento de abertura, Ricardo Nunes entregou a chave para a comerciante, Dione Gonçalves, representando os outros milhares de comerciantes do Centro de Compras.

Foto: Marcelo Pereira/SECOM

O empreendimento foi construído pela Concessionária Circuito das Compras São Paulo SPE S.A., vencedora da concorrência pública lançada pela Prefeitura com o objetivo de promover a requalificação urbana daquela região de comércio popular e garantir condições dignas de trabalho aos pequenos comerciantes. A concessão pública é de 35 anos. Desta forma, a gestão municipal quer incentivar o microempreendedorismo e incrementar a atividade econômica na região com a expectativa de geração de 20 mil empregos diretos.

Segundo o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, a população de São Paulo ganha um espaço organizado e com a administração pública presente. "A inauguração desse centro, representa geração de emprego e renda na cidade dentro da legalidade", destacou.

Centro de compras

O novo shopping, que agora é o maior centro popular de compras da América Latina, possui três pavimentos e capacidade para mais de quatro mil boxes e cerca de mil lojas que funcionarão diariamente das 2h às 22 horas, além de praça de alimentação com 1.200 lugares e banheiros em todos os pisos. A magnitude do projeto também se revela nos pavimentos de estacionamento, com vagas para 315 ônibus e mais de 2.400 veículos.

Foto: Marcelo Pereira/SECOM

Foram investidos cerca de R$ 500 milhões exclusivos da iniciativa privada apenas para a primeira etapa, que inclui o Centro Popular de Compras e um sistema circular de ônibus para integração entre áreas comerciais, como a 25 de Março, o Bom Retiro e a região da Santa Efigênia, responsáveis pela circulação de 500 mil pessoas por dia. O objetivo é oferecer ao cliente uma experiência de compras com mais segurança, conforto, qualidade e maior variedade de produtos.

O projeto atentou para as questões de acessibilidade em todos os pavimentos e foi desenvolvido contemplando conceitos de sustentabilidade. Além disso, há serviços de despacho e transporte de mercadorias direto para os ônibus, guarda volumes e centros de apoio ao turista também fazem parte do projeto do Centro Popular de Compras.