Novo jardim de chuva irá auxiliar drenagem na região da Penha

Para reduzir alagamentos, capital conta com 140 espaços como o inaugurado hoje em todas as regiões da cidade

Foi inaugurado nesta segunda-feira (20) o jardim de chuva da Rua Santo Antero, na região da Penha, na Zona Leste da cidade. A ação realizada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras tem como objetivo principal drenar águas pluviais para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos.

O prefeito Ricardo Nunes esteve hoje no local e falou sobre a importância desses pontos para a cidade. “Já temos na cidade 140 jardins de chuva e mais 12 estão em construção. É uma obra que é simples do ponto de vista da realização, que a Prefeitura faz com equipes próprias sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental”, destacou o prefeito.

São Paulo é caracterizada pela presença de prédios, monumentos e de asfalto nas vias e esses fatores podem dificultar o escoamento das águas pluviais no solo. Para diminuir o impacto, a Prefeitura de São Paulo investe nos jardins de chuva, que filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície.

Desde 2017, já foram construídos 117 jardins de chuva por toda a cidade. São áreas que revitalizam espaços públicos incentivando que os moradores vizinhos cuidem da cidade. Outros cinco estão previstos apenas para a região da Penha. “Esta era uma área de descarte irregular, que acumulava lixo e entulho, transformada em um lugar agradável, que vai de encontro às políticas ambientais da cidade, que temos dado muita atenção”, ressaltou o prefeito.

Os canteiros da Rua Santo Antero estão dispostos em uma área total de 83m2, com 1,20m de profundidade. As espécies para o plantio foram criteriosamente selecionadas para cumprirem funções auxiliares na absorção da água. A implantação levou dez dias para ser concluída.

O morador Silas Fontes da Rocha, que reside na rua há cinco anos, contou estar feliz com a implantação dos jardins. Tem por hábito regar as plantas de casa, e hoje também começou a molhar as mudas dos canteiros verdes. “É importante que as pessoas ajudem a cuidar desse espaço. Vou continuar a regar as plantas dos canteiros como faço com as minhas”, disse.

Jardins de Chuva

Construídos com canteiros levemente mais baixos que ruas e calçadas, os jardins de chuva contam com caixas subterrâneas que captam o volume de água e alivia o sistema de drenagem que normalmente escoaria para os bueiros.

Esse sistema também garante que as plantas permaneçam irrigadas por mais tempo, aumente a umidade do ar, mesmo em períodos de seca, e facilite a manutenção das áreas verdes. Por tornar os canteiros urbanos mais funcionais, embelezar a cidade e atrair a presença de pássaros, a iniciativa tem sido muito bem recebida pela população.

Atualmente, a Secretaria Municipal das Subprefeituras e as administrações regionais são responsáveis pela implantação de mais de 140 jardins de chuva na cidade de São Paulo.