Cidade Tiradentes recebe primeiro jardim de chuva da região

Área verde inovadora amplia permeabilidade do solo, facilita o escoamento da água e contribui com a redução de pontos de alagamentos

Com o objetivo de contribuir com a redução dos constantes alagamentos no bairro, a Subprefeitura Cidade Tiradentes concluiu a implantação do primeiro jardim de chuva da região. O projeto paisagístico busca soluções naturais para facilitar o escoamento das águas pluviais e contribuir com a permeabilidade do solo, além de tornar a via mais verde.

A área está situada em canteiros rebaixados, na Estrada do Iguatemi, que agora conta com ambiente com função de filtragem em via urbana. O jardim de chuva tem 35 m², possui espécies de plantas nativas e contribui para reduzir poluentes na microbacia da cidade. Além disso, contou com a utilização de entulho e adubos em sua construção, tornando a obra realizada pelas equipes da subprefeitura mais sustentável.

Por meio de um sistema de drenagem subterrâneo, os jardins de chuva auxiliam na redução do fluxo de água direcionada aos bueiros e evitam que haja acúmulo na superfície. Em toda cidade, existem 135 unidades, que ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer e biodiversidade urbana.