Capital disponibiliza dados de obras de concessionárias em vias públicas em tempo real

Pela primeira vez, população tem acesso ao tipo de intervenção, local e empresa responsável. As informações são fornecidas pelo sistema GeoInfra

O sistema digital GeoInfra, desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) para monitorar e fiscalizar obras de concessionárias no pavimento e calçadas da capital, agora passa a disponibilizar as informações registradas para o portal GeoSampa.

Pela primeira vez, é possível acompanhar o andamento dos serviços executados em ruas e avenidas, como a troca de rede de água, energia, gás, telefonia e internet. O cidadão tem acesso, em tempo real, ao tipo de obra, status do processo e empresa responsável pela intervenção em qualquer via da capital.

Para visualizar as informações, acesse o Portal GeoSampa, clique em “Camadas”, no menu à direita da tela, depois em "Infraestrutura Urbana". Selecione a opção “GeoInfra – Controle de uso de vias públicas (Obras)” e todas as intervenções estarão disponíveis na tela.

Clique no ícone “i”, no canto superior esquerdo da tela, e escolha a obra desejada. Ao utilizar a ferramenta “Pesquisar”, também ao lado esquerdo, é possível encontrar o endereço de interesse. Quando o status estiver azul, significa que a obra ainda está em andamento, quando cinza, a intervenção foi finalizada.

O GeoSampa reúne dados georreferenciados sobre cerca de 300 temas (camadas) de interesse à cidade.

GeoInfra

O GeoInfra foi implantado em novembro de 2019 com o objetivo de garantir à Prefeitura o controle das intervenções que acontecem na cidade. Por meio do sistema, é possível autorizar e monitorar obras na malha viária, calçadas, subterrâneo e redes aérea, realizadas por concessionárias, de maneira digital e eficiente. O serviço é inédito em São Paulo.

Antes do GeoInfra, não havia controle sobre a realização destas obras, que, muitas vezes, aconteciam sem o conhecimento da Prefeitura. Desde o seu lançamento, a plataforma registrou cerca de 36 mil protocolos para obras.

O sistema foi desenvolvido pela SMSUB, por meio do Departamento de Controle e Uso de Vias Públicas (CONVIAS), em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e concessionárias como Comgás, Sabesp, Enel, entre outras.